Quando vira o fim do mundo?

Nunca! Pelo menos nas Escrituras eu nunca vi de Gênesis a Apocalipse que o mundo em si terá um fim, senão as gerações existentes nele. Mas vamos ignorar a mediocridade da pergunta e vamos dar um empurrão em entender que estejam falando da vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O que os críticos querem insinuar nessa pergunta postada em vários lugares, e também encontrada no blog A Profetiza, é que Jesus disse duas coisas contraditórias escritas por Mateus.

Dessa vez eles entenderam que Jesus disse que viria antes dos discípulos percorrerem todas as cidades de Israel pregando o evangelho e em outra que ele disse que só viria o fim quando o evangelho fosse pregado em todo mundo. Será realmente uma contradição ou mais um erro fatal de má interpretação por falta de conhecimento bíblico? Estamos aqui com a ajuda do Santo Espírito para mostrar  nada mais do que a Verdade sem fanatismo.

Cena ilustrativa do fim do mundo
Podemos saber realmente quando virá o fim? Desde muito tempo, muitos tentam acertar esse dia. Imagem: Obvious


A cidades de Israel

Vamos ver qual é o texto usado pelos críticos para alegar que o fim do mundo aconteceria com a volta de Cristo antes que os discípulos percorressem as cidades de Israel:

"Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do homem." Mateus 14:23

 Nesse texto Jesus não fala sobre o fim do mundo, mas que eles não percorriam todas as cidades de Israel antes que Ele viesse. Onde se registra que os discípulos conseguiram pregar o Evangelho a todas as cidades de Israel? Isso nunca aconteceu...

Aliás, os discípulos que ouviram essa palavra do Mestre morreram sem conseguir percorrer todas as cidades de Israel pregando o Evangelho; pois o mesmo ainda é pregado em Israel até os dias de hoje e nem todos os israelitas reconhecem Jesus como o Messias, conforme a mensagem do Evangelho.

O erro reside no fato de ignorar que Jesus falou isso aos discípulos e os mesmos morreram antes mesmo de conseguirem evangelizar toda nação.




Todo o mundo

Esse é mais um dos trechos onde Jesus fala sobre coisas que aconteceriam no fim do mundo e destaca sua volta. Mas dessa vez ele cita que o evangelho seria pregado em todo mundo antes. Vamos conferir?

"Será pregado este Evangelho do reino por todo o mundo em testemunho a todas as nações, e então virá o fim." Mateus 24:14

Aqui  Jesus esclarece que antes do fim o Evangelho seria pregado em todo mundo antes. É preciso certo conhecimento sobre escatologia para não fazer confusão nessas passagens citadas por Jesus.

Observe que esta não contradiz a anterior depois de interpretarmos corretamente a mesma. Aqui Jesus não falava dos seus discípulos que estavam ali, mas sim de uma pregação bem mais abrangente envolvendo a igreja de forma geral; uma pregação que em algum tempo alcançara as pessoas do mundo todo.

Isso é fato quando olhamos o andamento da evangelização pela Igreja hoje. Canais de televisão, internet, sites e blogs como este e evangelização pessoal. Sem contar as missões transculturais em outras nações que ainda não haviam ouvido sequer falar de quem era Jesus Cristo como Somália, Nigéria e outros países hostis ao evangelho.

A Igreja continua a obra de seu Mestre, pregando a Verdade e levando o amor de  Deus aos corações dos homens e quando todos chegarem ao menos ao conhecimento do Evangelho, independente de aceitarem ou não o mesmo, o fim virá.

Esclarecendo novamente que a vinda de Jesus Cristo ninguém pode calcular ou saber exatamente quando ocorrerá e o fim citado aqui não é a destruição do mundo em si, mas sim o cumprimento das profecias que foram proferidas desde o antigo testamento sobre a vinda de Cristo, manifestação do anticristo, as pragas, os juízos de Deus e os julgamentos. O fim citado por Jesus abrange muitos períodos e fatos apocalípticos e não um acontecimento isolado.

Alguma dúvida sobre o fim do mundo citado por Jesus Cristo?

Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem