Compensa ser uma pessoa honesta?

Nesse mundo cheio de injustiças sociais, descrença e tanta coisa ruim, será que compensa realmente caminhar na contra-mão em tudo isso? Vale a pena seguir uma ideologia diferente e agir completamente diferente das outras pessoas?

Todos nós temos por noção e consciência comum que tudo quanto faz mal ao nosso semelhante é mal e é pecado, ainda que não se acredite em Deus. E sempre que imaginamos esse mal praticado contra nós mesmos, não assimilamos muito bem a ideia e não queremos que isso ocorra conosco. E sempre que fazemos o bem para qualquer pessoa nos sentimos muito bem conosco e com a própria sociedade. Somos bem vistos, falados e admirados porque isso é louvável e exemplar. Mas a maior prova de que Deus é a fonte de todo bem e bondade é a sensação de paz e satisfação pessoal que sentimos em nosso coração quando praticamos o que é correto e honesto com outras pessoas.

Pessoas boas no mundo
Será que compensa realmente ser uma pessoa boa e honesta nesta vida? Imagem: Fãs da Psicanálise


Sendo honesto em qualquer situação

Esse fato que citei não é evidencial, mas sobrenatural e prova que essa capacidade de sentir gozo interno por se fazer o que é correto não é de homens, mas de Deus. Da mesma maneira quando praticamos o que é mal, não só somos mal vistos e criticados como também sentimos o peso dessas ações sobre nós.

Sentimos no coração, na consciência e pior ainda em nosso corpo físico; muitas vezes como uma força que movimenta tudo a rebater contra nós nossas maldades. Isso seria coisa de homens? Seria natural esse peso em nossa consciência? Porque nos sentimos tão incomodados, perturbados, culpados e vivemos de cabeça baixa? Por que Deus não se agrada dos que optam por fazer o mal e no seu amor, tenta convencê-los a mudar de caminho agindo em suas consciências.

Mas se praticar mal nos traz o mal; praticar o bem poderia nos trazer algum benefício? Com certeza! Mas é preciso se acostumar a esse padrão de vida e ter olhos e sentidos atentos para perceber que o mundo ao seu redor esta sendo sobrenaturalmente movido por Deus para te abençoar e beneficiar; ou tudo não passará de obra do acaso e não fará sentido ser bom ou praticar a honestidade diante de Deus ou dos homens.



"Pois zelamos do que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens." 2 Coríntios 8:21

Eu passei por uma situação onde fui abastecer meu carro em um posto de uma forte rede de fornecimento de gasolina e ao pagar para uma das atendentes, ela distraída abasteceu meu carro e me devolveu o dinheiro. Eu confesso que naquele momento numa fração de segundos calculei muitas coisas; inclusive a riqueza daquela distribuidora de combustível e quase dei partida no carro e fui embora com o dinheiro.

Mas a bondade e honestidade falou mais alto e chamei uma das frentistas e devolvi o dinheiro relatando o que tinha acontecido. Porque fiz isso? Porque meu coração pesou em culpa e nele senti o que realmente deveria fazer...

Não me importa se a rede de combustível é poderosa e rica ou se moça receberia seu pagamento normalmente; mas sim quem eu me mostraria naquele momento; que atitude tomaria. O meu ato de não avisar o ocorrido poderia ocasionar talvez a demissão daquela moça no final, quando o caixa fosse fechado.

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4:8

E mesmo eu conhecendo o poder do sobrenatural da lei divina, sei que poderia sofrer o mesmo no amanhã. Pois eu não gosto de levar prejuízos financeiros de forma alguma. Quem pratica a honestidade, ama seu semelhante e cumpre a lei de Deus.

Compensa sim ser honesto e andar de cabeça erguida se sei que serei abençoado e recompensado por isso; não só nessa vida, mas também na vida eterna. Não me faltou nada por ter devolvido o dinheiro e nem tenho culpa em meu coração; agora se você não tem fé para receber essa verdade, faça como bem entender, mas sua sina será se tornar uma pessoa pior e sob pena de colher o que planta...

"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." Gálatas 6:7

Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem