Escola dominical ou escola sabatina?

Por graça e misericórdia divina sou professor na escola bíblica de nossa igreja e todos os domingos de manhã acontecem aulas com classes separadas por idade , onde existem professores para lecionar para cada grupo de pessoas baseando-se nas lições que abordam temas específicos na Palavra e são publicadas por nossa editora e comentadas por irmãos capacitados no ensino. Participo da escola bíblica desde que me converti e muito tenho aprendido sobre a Palavra de Deus e só tenho me tornado melhor como cristão e mais capacitado a defender o evangelho das heresias e questões infundadas como tenho feito aqui com a ajuda do Maravilhoso Espírito Santo.

Seguíamos uma sequência de falsas contradições encontradas no blog A Profetisa da Andreia que é seguidora do movimento LGBT e crítica assídua das Escrituras. Mas ao visitar o Facebook e publicar algumas fotos desse trabalho da escola bíblica em minha linha do tempo e usar o título "escola dominical" seguido da minha alegria em participar todos os domingos da mesma.

Jesus ensinava nas sinagogas aos sábados
Jesus ensinava em todos os dias e lugares oportunos; mas os judeus se reuniam nas sinagogas aos sábados. Imagem: LDS 


Um de meus amigos que conheço a muitos anos e amo em Cristo, se manifestou comentando que preferia a escola sabatina conforme Cristo ensinou. Como priorizo o evangelho e sua verdade acima de qualquer contradição ilógica e má entendimento da mesma; dei uma resposta objetiva nos comentários, mas resolvi dar uma pausa na sequência de respostas aos críticos e escrever esse artigo para quem possa ter alguma dúvida sobre este assunto que considero fútil e sem virtude ou dano.

Qual o correto: Escola Dominical ou Escola Sabatina?

No nível de entendimento que tenho hoje eu mataria essa questão como um motivo fútil para se discutir, já que o importante não é o dia em que se estuda a Palavra de Deus, mas sim o estudar e aprender dela; como o próprio Deus recomendou a Josué.

"Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido."
Josué 1:8

Deus não estava preocupado com dias, mas seu povo aprendesse sempre sobre ele e sua vontade contida na lei; que vale ressaltar aqui que era a moral frisada por Cristo no Novo Testamento: Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.



A confusão maior causada por alguns adventistas não esta simplesmente no título por parecer ofender o sábado guardado por eles, mas tem muita coisa aí que cabem alguns extensos artigos a se escrever por aqui. Foquemos apenas em esclarecer a questão do "dominical" ou "sabatina".

A Escola Dominical é uma instituição cristã, tipicamente do Protestantismo, voltada para a educação, geralmente de jovens e crianças. Junto da catequese e os cursos devocionais e evangelísticos como Cursilho e Curso Alfa, as escolas dominicais são os principais meios de instrução na vida e doutrina do Cristianismo. O adjetivo dominical remete tanto ao costumeiro ensino ministrado aos domingos quanto referência às coisas acerca do Senhor (em latim, Dominus). Entretanto, algumas denominações cristãs preferem outras designações, tais como, Escola Bíblica, Escola Sabatina, Culto das crianças, Reunião de Jovens e Menores, dentre outras.

Mas no caso dos adventistas é diferente, porque eles sustentam que estudar no sábado foi ensinamento de Cristo e que o domingo não é o dia do Senhor, mas o sábado. Mas isso é outro assunto extenso. Por isso eles se referem à sua escola como "sabatina"; porque tanto se baseiam nos antigos costumes judaicos como a realizam aos sábados.

Jesus Cristo ensinou que devíamos estudar aos sábados?

Se alguém encontrar o versículo específico onde Cristo nos mandou estudar as Escrituras somente ou especificamente aos sábados, por favor deixem nos comentários, pois nunca vi nenhum. Observe algumas citações:

"Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava."
Marcos 1:21

"E ensinava no sábado, numa das sinagogas." Lucas 13:10

Os adventistas querem se basear no fato de Jesus sempre estar nas sinagogas aos sábados nos momentos de leitura e aprendizado da lei como era de costume estabelecido por Deus e pelo próprio Moisés aos judeus. Mas nunca encontramos Jesus dizendo que deveríamos estudar somente aos sábados.

Mas vamos a alguns fatos desprezados ou não notados por esses adventistas:
  1. Jesus era judeu - Enquanto homem, Jesus vivia e se portava como um judeu e por isso estava nas sinagogas aos sábados com os que aprendiam sobre a lei.
  2. Ensino de Jesus - Os ensinamentos de Jesus não se limitavam às sinagogas e nem somente aos sábados; ele ensinava sempre e em todas as ocasiões sobre a fé e o amor.
  3. Costumes Judaicos - O sábado foi dia ordenado por Deus para que o homem tanto descansasse com também adorasse a Deus e assim os judeus fizeram por séculos. Mas não somos judeus e tanto preservamos um dia para descansar, quanto adoramos a Deus independente de onde e quando. O mesmo acontece com o estudo das Escrituras; o domingo é só um dia como qualquer outro para nós.
  4. Jesus, Senhor do Sábado - Ele não é mais especificamente um homem judeu, mas o Deus Poderoso e não se limita a dias, rituais e cerimonialismos. Não condenaria homens por causa de estudar no sábado ou no domingo se isso exaltar sua Palavra.
Ainda há motivos para discutir sobre se estudar no sábado ou domingo é certo ou errado? Vale sacrificar amizade, comunhão e os principais mandamentos de Deus por causa desse assunto fútil?

Claro que como já deixei claro, alguns adventistas com certeza iriam dar um mergulho no sábado com sendo Dia do Senhor; que deveria ser guardado e é profanado e outras interpretações; mas isso já outro assunto e estaremos tratando disso aqui também, mais cedo ou mais tarde.

Alguma dúvida sobre escola dominical ou sabatina ser correto ou errado? Eu prefiro o tradicional mesmo: Escola Bíblia. Agora a questão sobre oque é ensinado em cada uma delas é outra coisa a ser discutida e analisada sob a luz das Escrituras. Em breve estraremos nesse assunto...

Fontes:
Wikipedia - Escola Dominical

Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

2 Comentários

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

  1. Olá, sou Adventista e acho que nesse artigo foi feito com um pouco de falta de conhecimento em relação ao tema abordado. Não sei se você já estudou a fundo, mas vou explicar do que realmente se trata a Escola Sabatina, e por qual razão ela não é a mesma coisa que a escola dominical, apesar de ter sido muito bem inspirada na mesma (pelo menos das igrejas de outras denominações que eu conheço, me corrija se eu estiver enganado).

    A Lição da Escola Sabatina NÃO é um estudo que acontece só aos sabados, ele é um estudo diário, que deve ser feito durante e semana e recapitulado entre os irmão durante o sábado. E por qual razão o sábado? Interessante os pontos levantados pelo irmão, mas é bom entender a importância do sábado para os adventistas, é um dia de repouso, logo é o dia em que é viável para todos os irmãos se reunirem na Igreja, sendo assim nós fazemos essa reacapitulação da lição que é estudada durante todos os dias, sendo um dos estudos mais tradicionais da Igreja. Isso quer dizer que só devme ser feitos estudos bíblicos aos sábados? DE MANEIRA NENHUMA, não sei qual irmão da nossa igreja te informou sobre isso, mas ele está muito enganado, inclusive nós temos cultos semanais aos domingos, e na maioria das igrjas do Brasil se realiza um estudo teológico aprofundado, e o domingo é o dia que, depois do sábado, mais são realizados atividades na Igreja, principalmente com as crianças e adolescents. A escola sabatina, por ser aos sabádos, acaba sendo um estudo mais universal, viável para quase todos os membros, mas não quer dizer que o estudo aos sábados é melhor ou pior que em outro dia, que não podem ser realizados estudos em outros dias da semana, por favor que fique claro isso, se algum irmão adventista disse isso, ele cometeu um erro. Que Deus te abençoe :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Juscelino Junior! Primeiramente, muito obrigado por ler e comentar o artigo! Realmente seu comentário trouxe luz ao assunto, visto que realmente a pessoa que conversou comigo não conhece tão bem sobre o assunto... Mas gostei das informações complementares sobre o assunto. Em nosso debate, ele justamente condenava o fato da escola bíblica acontecer aos domingos em várias igrejas e não achei isso sábio da parte dele... Logo pensei que essa fosse uma conclusão de todos os adventistas. Agora ficou mais claro o assunto.

      E sobre a questão das aulas aos domingos se foram ou não inspiradas das escolas sabatinas, tenho apenas essas informações:

      http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/ComoSurgiuEscolaBiblicaDominical.htm

      Muito obrigado pela educação e por responder mais claramente sobre o assunto meu irmão! Deus abençoe e um forte abraço!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem