Maria Madalena reconheceu Jesus quando ele apareceu a ela?

Felizmente até aqui nenhuma de todas as supostas contradições dos críticos da Bíblia procedem; mas ainda existem muitas dessas contradições para se responder e aqui no blog Verdade Urgente você encontrará as respostas para elas.

Dessa vez a contradição deles gira em torno de Maria ter ou não reconhecido Jesus na ocasião da ressurreição. Mostraremos mais uma vez que não passa de litura incompleta e interpretação egoísta e pretensiosa de quem não tem comunhão com o Autor da Bíblia Sagrada.

Será que Maria reconheceu mesmo o Mestre ou não? Haveria mesmo alguma controvérsia no que registrou Mateus, Lucas e João? É o que vamos conferir sob a verdade da Palavra...

Ilustrações das mulheres no sepulcro
Maria Madalena reconheceu Jesus ou não quando Ele apareceu para ela? Imagem: JW.org


Maria reconheceu ou não reconheceu Jesus?

Vamos expor os  textos usados pelos críticos que mostram as possíveis contradições narradas nos evangelhos e analisaremos cada uma delas, fornecendo as respostas posteriormente. Confira:

"E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram." Mateus 28:9

Mateus relata que assim que Jesus chegou e saudou as mulheres, elas já correram para o abraço e o adoraram.

"E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus." João 20:14

João relata que Maria em primeira visualização não reconheceu Jesus, mas depois ela o reconheceu quando falou com ela.

"E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive."
Lucas 24:23

Lucas já descreve que as mulheres tiveram visão dos anjos dizendo que Jesus vivia, mas que não o viram. Aparentemente temos uma contradição não é mesmo? Mas vamos se isso procede realmente...



Jesus foi reconhecido ou não por Maria Madalena?

É importante frisar que Jesus não fez somente uma aparição mas pelo menos 18 segundo as Escrituras e isso pode muito bem causar um problema grande na mente de quem não consegue captar a cronologia dos fatos.

Os críticos confundem as passagens achando que são uma só, mas houveram pelo menos duas aparições distintas a pessoas diferentes no caso das mulheres. Em uma apenas Maria Madalena estava presente e na segunda outras mulheres a acompanhavam.

Analisaremos agora os textos usados pelos críticos. Observe os detalhes abaixo:

“Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni (que quer dizer, Mestre). Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.”
Jo 20:15-17

Nessa primeira aparição a Maria Madalena, Jesus não é reconhecido até conversar com ela; quando explica que não poderia ser detido, pois ainda não tinha subido aos céus. Essa foi uma das aparições dele.

"E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-Lo aos Seus discípulos. 9 E, indo elas a dar as novas aos Seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os Seus pés, e O adoraram."
Mt. 28:8-9




Na segunda aparição conforme esclarece Mateus, Ele aparece para Maria, sua mãe; Salomé; Maria Madalena e outras. Nessa ocasião elas já o reconheciam porque Maria Madalena já o tinha visto antes e então abraçam seus pés e o adoram.

O caso de Lucas sobre os anjos que anunciaram que Jesus vivia para as mulheres e que não havia sido visto é uma narrativa dos discípulos que não acreditaram nas mulheres como mostra os textos abaixo:

"E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram."
Mc. 16:11 

"E as suas palavras lhes pareciam como desvario, e não as creram." Lc. 24:11
  Prova disso encontramos no momento em que Jesus reprova os discípulos, chamando-os de néscios e tardos de coração, por não crerem nas Escrituras sobre sua ressurreição. Observe também o caso de Tomé que disse que só creria se tocasse na ferida do Mestre:

"E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?" Lc. 24:25,26

"Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei."
Jo. 20:25

Mais uma falta de interpretação detectada! Mais alguma dúvida sobre se Maria Madalena viu ou não Jesus?

Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

2 Comentários

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

  1. Será o porquê do não reconhecimento dela se andou junto dele .o que estava diferente no corpo dele .mas reconheceu somente a voz ...os discípulos no caminho de Emaús reconheceu ele quando ele cortou o pão pelo gesto ...então o mistério e o corpo jovem incorruptível e glorificado de Jesus Cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser meu nobre, mas existem trechos onde é citado que "se lhes abriram os olhos"; então eu compreendo que possa ser uma espécie de cegueira espiritual como aconteceu quando Eliseu orou ao Senhor e Ele abriu os olhos espirituais de Geasi e viu os exércitos de Deus nas campinas de Samaria. Abraço!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem