O que os soldados deram para Jesus beber?

Mais uma vez, estamos aqui para responder mais uma "contradição" lançada precipitadamente pela web pelos nossos críticos e disseminada pelos incautos. Dessa vez eles querem saber o que deram para Jesus na cruz no momento em que ele estava agonizando em sofrimento.

Será que foi vinagre, fel, mirra ou hissopo? Hissopo? É... Nossos amigos precisam consultar não só uma enciclopédia de teologia, mas também um dicionário de português... De onde eles tiraram que hissopo é bebida? Mas vamos adiante... Mostraremos mais uma vez que essa não é uma contradição, mas sim confusão causada pelos críticos da Bíblia Sagrada. Preparado para mais essa verdade?

Cenas do filme A Paixão de Cristo
Os soldados deram para Jesus beber o que afinal de contas? Contradição nos evangelhos? Imagem: LDS


Fel, vinho, vinagre ou mirra?

Como eles insistem em dizer que o hissopo é algo de se beber, vamos incluir aqui para ficar mais interessante o artigo. Vejas as supostas contradições coletadas por eles nas Escrituras:

"Deram-lhe a beber vinagre misturado com fel; mas ele, provando-o, não quis beber." Mateus 27:34

"E deram-lhe a beber vinho com mirra, mas ele não o tomou."
Marcos 15:23

"Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissopo, lha chegaram à boca."
João 19:29

Em uma leitura corriqueira e sem análise paciente e justa, realmente parecem contradições, mas vamos analisar a verdade nesses textos observando contexto, as palavras usadas e sequência dos fatos ocorridos.


 
Confusão generalizada!

Essa foi umas das piores contradições que os críticos tentaram forjar! Estou decepcionado em ter que responder a essa questão, mas vamos lançar luz nesse assunto. Nem sei por onde começar, mas vamos por mais humor nisso e jogar as cartas na mesa!

Primeiro que fique bem claro que em João 19:29 hissopo é avara onde a esponja foi colocada para logo ser embebida no vinagre. O hissopo era uma planta e estaremos publicando mais detalhadamente sobre ela aqui no blog.

A mirra citada em Marcos 15:23 nada mais é que a essência extraída da planta Mirra citada por Mateus 27:34. Simplesmente Marcos falou do sumo extraído da planta que Mateus especificou. Cabe aqui mais uma pesquisada no dicionário português e também grego.

O vinagre esta presente nas duas ocasiões citadas (antes e depois da cruz) por Mateus e João. O vinagre citado por eles é o mesmo vinho citado por Marcos que no original grego também significa "vinho azedo". Que era a bebida comum de operários e soldados comuns.

Então num resumão bem interpretado, temos que os soldados ofereceram para Jesus o caldo amargo da planta mirra, misturado com o vinho azedo. E o hissopo? Os críticos ainda devem estar tentando beber...

Mais alguma dúvida sobre o que os soldados deram para Jesus beber?

Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

2 Comentários

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

  1. Já ouvir dizer que naquele tempo deram para Jesus beber um caldo das latrinas, onde usavam uma esponja de ramos para se limparem ao fazer suas necessidades. Não existia papel higiênico na época, usavam a esponja e colocavam num vaso, e dali tiraram para passar no rosto de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro Odeino! Eu também vi essa versão histórica e achei muito pertinente, mas ainda não mergulhei para saber maiores detalhes a fundo. Mas de qualquer forma, o sofrimento que Ele passou por nós foi intenso demais e sem nada dever. Abraço e Deus abençoe!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem