Header Ads

Para quem Jesus apareceu primeiro após a ressurreição?

Maria Madalena e Jesus
Jesus apareceu primeiro para as duas Marias? Só para Maria Madalena? Cléopas e outro discípulo ou para Pedro? Será que agora encontraremos um contradição firme e consistente que tire a integridade das Escrituras?

Essa é mais uma das muitas sugeridas pelos críticos da Bíblia Sagrada e aceitamos mais esse desafio de buscar a verdade sobre esses relatos que eles acreditam contradizer uns aos outros sobre quem teria visto Jesus ressurreto primeiro.

Estaremos mais uma vez mergulhando em cada texto usado por eles e revelar qual o real sentido dos mesmos e suas reais interpretações.

Contradições nos relatos

Veja agora em sequência os textos que parecem estarem em conflitos nos evangelhos e carta de Paulo:
E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. Mateus 28:1
E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram. Mateus 28:9 
Lendo os demais versículos podemos ver que elas viram o sepulcro aberto e que Jesus não estava mais lá. Elas então correndo para avisar os demais discípulos, encontraram com Jesus que falou com elas e o adoraram. Vamos ao próximo?
E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. Marcos 16:9
E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro. E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus. João 20:11-14 
Nos relatos de Marcos e João, quem está em eminência nas boas novas da ressurreição do Mestre é Maria Madalena, mas nos versículos que antecedem, Marcos também fala de Maria, mãe de Jesus; e João destaca ela como quem viu o Mestre. Mas vamos mais adiante...
E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús.
E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido.
E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.
Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.
E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?
E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias?
E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo;
E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram.
E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.
É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro;
E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive.
E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram.
E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!
Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?
E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.
E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe.
E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.
E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu.
Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. Lucas 24:13-31
Já Lucas parece afirmar que dois discípulos a caminho de Emaús viram Jesus primeiro. Mas será que foi realmente assim? Vamos a mais textos contraditórios (segundo eles).
E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. 1 Coríntios 15:4-5
Paulo cita Pedro e na sequência os doze que viram Jesus Cristo ressurreto. Eu só gostaria de saber se esse pessoal faz umas boas aulas de hermenêutica e exegese bíblica para interpretar as Escrituras. Vamos a verdade?

Jesus aparece para os discípulos
Jesus aparece aos discípulos e pede para que Tomé toque o lugar que a lança feriu


Conclusão

Vamos responder calma e organizadamente para que você entenda claramente como foi a história segundo cada um deles narrou. É importante saber que os evangelhos jamais devem ser analisados isoladamente quando se trata de história; pois foram pessoas que escreveram, cujos fatos forma captados de maneira diferente e por ângulos diferentes e por isso se faz necessária uma análise mais abrangente para que se possa ter uma visão global dos fatos. Vamos ver:

1. As mulheres - Segundo os evangelhos, foram ao sepulcro: Maria Madalena; Maria mãe de Jesus; Salomé; Joana e outras. Não foram só as duas Marias que foram ao sepulcro.

2. O sepulcro vazio - As mulheres viram o sepulcro vazio e receberam as novas da ressurreição pelo anjo. Mas quem esteve a frente desses fatos foi Maria Madalena.

3. Anúncio da ressurreição - Maria Madalena e as demais anunciaram aos discípulos o que viram e não creram; mas Pedro com outro discípulo foram conferir os fatos e constataram que era verdade e foram para casa.

4. Aparição de Jesus - Depois que os discípulos foram para casa, Maria Madalena teve um encontro com Jesus ressurreto e foi anunciar aos discípulos que o tinha visto.

5. Dois discípulos - Nesse intervalo, Jesus aparece aos dois discípulos no caminho de Emaús. Eles não sabendo que Maria Madalena o tinha visto, disseram que sabiam do sepulcro vazio, mas ninguém o tinha visto. Eles só perceberam que era Jesus com eles depois que sumiu.

6. Os onze - Jesus aparece aos onze discípulos que estavam reunidos em casa escondidos depois que apareceu a Maria Madalena e aos dois discípulos. Nessa ocasião ele mostra a Tomé suas feridas e prova para eles que havia ressuscitado conforme anunciado por Maria Madalena.

7. Pedro - Depois de aparecer aos discípulos reunidos, Jesus também aparece a Pedro e outros discípulos que foram pescar com ele no mar da Galileia. Nessa ocasião Jesus cobra o amor de Pedro para com ele.

8. A multidão - Jesus segue aparecendo para seus discípulos num espaço de 40 dias e falando com respeito as coisas que haveriam de acontecer. E por fim, Jesus aparece novamente para a multidão de discípulos na sua partida para o céu.

Ficaria uma bagunça colocar aqui as referências da forma como narrei os acontecimentos, mas basta ler todas as passagens mostradas no início do artigo completamente e anotar os fatos ocorridos em todas elas e conseguirá perceber realmente como tudo aconteceu e quem viu Jesus primeiro na ressurreição.

Mas a resposta mais objetiva para nossos críticos confusos é: Maria Madalena viu Jesus primeiro que todo mundo! Examinem as Escrituras como tem que ser e não ficarão tão confusos...

Até porque a maravilha dos relatos não esta em quem viu primeiro, mas que o nosso amado Cristo ressuscitou soberanamente como havia predito. Alguma dúvida sobre quem viu Jesus primeiro em sua aparição?



Sobre o Autor:
Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.





6 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá amigo! Fico feliz por ter ajudado! Deus abençoe por ler e comentar! Abraço!

      Excluir
  2. Acredito que Jesus ao se manifestar ao discípulos, quando esses estavam trancados com medo dos Judeus. Apenas estavam presentes 10 discípulos, Tomé não estava e creio que Judas também não estava mais na companhia deles. Portanto, eram 10 e não 11 como afirma o sexto ponto. No entanto, fui mui edificado pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo meu querido irmão! Muito obrigado por ler e comentar e fico feliz por ser edificado pelo nosso artigo! Na verdade aconteceram duas aparições envolvendo Tomé no evangelho segundo João.

      Na primeira delas, ele não se encontrava e duvidou de que o Senhor havia aparecido ressurreto como vemos em Jo.20.18-24.


      E na segunda aparição, Tomé estava entre eles e Jesus o convidou a tocar as feridas e meter o dedo na chaga feita pela lança. Confira:

      E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.

      Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.

      E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! João 20:26-28

      Deus abençoe e espero que tenha esclarecido a questão. No artigo em apreço, faço referência a segunda referência. Abraço!

      Excluir
  3. Ou amado a paz do senhor e as mulheres que jesus se apresentou no caminho. Como esplicar essa ordem por que e dito no texto que maria madalena estava com elas. Como esplicar maria madalena ver ele no sepulcro e com as mulheres? Obrigado tenho aprendido muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Jesus meu irmão Antony Albuquerque! Obrigado por ler e comentar o artigo! Se colocarmos ambos os acontecimentos no mesmo espaço de tempo, com certeza termos um conflito no entendimento das passagens; mas se pensarmos que aconteceram em momentos diferentes não há confusão alguma. Maria Madalena viu o Senhor primeiro e posteriormente quando ia com as outras duas Marias. Entendeu? Espero ter ajudado. Deus abençoe sua vida! Forte abraço!

      Excluir

Sinta-se a vontade em comentar complementando o artigo; deixando suas perguntas ou mesmo apresentando seu ponto de vista para possíveis discussões amigáveis de ideias sem ofensas, fanatismos ou estupidez.

Os comentários serão avaliados e sendo aprovados; publicados imediatamente.

Tecnologia do Blogger.