Quando a transfiguração aconteceu?

Lá vamos nós para mais um mergulho nas Santas Escrituras para desvendar mais uma aparente contradição segundo os "críticos estudiosos" das mesmas. Dessa vez a confusão paira sobre a ocasião da transfiguração de Jesus no monte Tabor.

É interessante notar que eles sempre querem forçar a barra com coisas até mesmo sem muita importância para toda mensagem fundamentalmente importante contida na Bíblia.

Mas vamos mostrar quando ocorreu nos relatos bíblicos o evento da transfiguração e destrinchar os versículos distorcidos apresentados pelos críticos da Palavra de Deus.

Ilustração da Transfiguração
Quando realmente aconteceu a transfiguração segundo os relatos encontrados no Evangelho? Imagem: Santo Antonio do Pari


Seis dias depois que Jesus predisse a sua morte?

"Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino. Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, e transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz."
Mateus 16:28 ao 17:1-2

"Dizia-lhes também: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o reino de Deus com poder. E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles;"
Marcos 9:1-2
  Mateus e Marcos concordam que foram exatamente seis dias. Mas porque? Porque eles estavam com Cristo desde o início de seu ministério e acompanharam muita coisa de perto.

Oito dias depois que Jesus predisse a sua morte? 

"E em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte até que vejam o reino de Deus. E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar. E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente."
Lucas 9:27-29

Lucas não afirmou que foram "Oito dias". Apenas disse que foi quase esse o tempo decorrido. E quem se atreve a dar o pontapé afirmativo na falta de lembrança de Lucas? Você ou eu?

Pode dizer como os crítico ousaram dizer que ele afirmou que foi depois de oito dias? Ao ler o texto não vejo afirmação nenhuma nas palavras de Lucas. Ele simplesmente fez com qualquer um de nós faria, na duvida jogar próximo.


Conclusão

Sabemos que se foi seis, sete ou oito dias, isso jamais distorce os relatos sobre a transfiguração que mostra claramente que aconteceu. A suposta contradição entre os relatos de Mateus, Marcos e Lucas, não existem pelos simples fato de Mateus e Marcos afirmarem os seis dias decorridos e Lucas não.

Lucas não estava na transfiguração. Ele deve ter recebido os detalhes por relatos ou de Jesus ou dos discípulos. Quem estava presente nesse episódio eram Pedro Tiago e João, os demais ficaram somente nas notícias que receberam deles.

Isso com certeza causaria possíveis dúvidas quanto a certos detalhes e foi justamente o que aconteceu com Lucas em sua narrativa. Mas com certeza isso não me faz ter um bom motivo para dizer que a Bíblia é falsa e contraditória.

Mais alguma dúvida sobre essa confusão?

Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem