Quantos cegos foram curados perto de Jericó?

Enfim! Uma contradição berrante nas Escrituras! Será mesmo? Dessa vez os relatos em distorção sãos os de cura de cegos. Jesus teria curado em Jericó, um ou dois cegos? Porque os evangelhos possuem relatos discordantes?

Mais uma vez os críticos supostamente encontraram textos na Bíblia que sugerem que os evangelhos são falsos e contraditórios; usando as narrativas de Marcos e Lucas que falam de um cego contra Mateus que fala de dois cegos curados.

Mais uma vez, estaremos mostrando a verdade no blog Verdade Urgente e analisando os textos em questão e apurando se é realmente uma contradição ou mais uma tosca má interpretação.

Jesus curou vários cegos
Há contradição entre os relatos de cura dos cegos que Cristo curou? Imagem: Portas da Palavra


Jesus curou dois cegos?

"E eis que dois cegos, assentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!" Mateus 20:30

Conforme este versículo escrito por Mateus, Jesus curou dois cegos na passagem por Jericó e não um só, como narram Marcos e Lucas. Isso se lê claramente nesse texto; mas vamos prosseguir com as análises.

Jesus curou um cego?

"E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando." Marcos 10:46

Já neste texto descrito por Marcos, Jesus curou um cego detalhadamente que filho de certo Timeu. Mas já nesse relato começa aparecer certas verdades que os críticos não atentaram e estaremos mostrando na conclusão de nossa análise. Vamos a narrativa de Lucas:

"E aconteceu que chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando." Lucas 18:35

Lucas também concorda que Jesus curou um cego em seu evangelho quando passava por Jericó. João é o único evangelista que não escreveu sobre esses eventos em seu evangelho. Temos realmente uma contradição? Vamos às respostas...



Jesus curou três cegos!

Não sabia disso não é mesmo? Mas mostraremos que isso está evidente nas Escrituras pela comparação dos trechos em apreço. Vamos aos detalhes que os críticos ignoraram ao isolar os textos e não prestaram atenção.

Uma sugestão envolve um fato histórico de existirem na época de Jesus a antiga cidade de Jericó e, ao mesmo tempo, uma nova Jericó construída por Herodes o Grande. Assim, Jesus teria saído da cidade antiga (conforme Mateus e Marcos) enquanto aproximou-se da nova cidade (conforme Lucas).

Um detalhe muito importante nessas passagens é analisar a jornada de Jesus durante os eventos ocorridos. Fiz uma mapeamento nos três evangelhos e vejam a verdade encontrada:

1. Mateus - Jesus estava saindo de Jericó quando curou dois cegos e seguiu para Jerusalém parando em Batfagé.

"E, saindo eles de Jericó, seguiu-o grande multidão. E eis que dois cegos, assentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!" Mateus 20:29-30

"E, quando se aproximaram de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou, então, Jesus dois discípulos, dizendo-lhes: Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazei-mos." Mateus 21:1-2


2. Marcos - Concorda com as informações acima, mas relata a cura de um cego.

"E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando." Marcos 10:46

"E, logo que se aproximaram de Jerusalém, de Betfagé e de Betânia, junto do Monte das Oliveiras, enviou dois dos seus discípulos," Marcos 11:1

3. Lucas - Narra que Jesus curou um cego antes de entrar em Jericó. Só depois entrou na cidade e conheceu Zaqueu, ficando em sua casa ensinando e depois seguiu para Jerusalém, parando em Betfagé.

"E aconteceu que chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando." Lucas 19:35

"E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico."
Lucas 19:1-2

Cidade de Jericó atualmente
Existe contradição a respeito de quantos cegos Jesus curou? Imagem: Internet Gazeta


Mas vamos além das passagens em questão. Mesmo João narra em seu evangelho sobre a cura de mais um cego nas maravilhas que Jesus operava diferentemente:

"E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.

Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo."
João 9:1-7

Então foram quatro cegos que Jesus curou? Não! Foram muitos! Acompanhe:

"E foram ter com ele no templo cegos e coxos, e curou-os."
Mateus 21:14

"Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho."
  Mateus 11:5

Como podemos ver, Jesus realmente curou mais que um cego em Jericó e muitos durante seu ministério. Alguma dúvida sobre a cura dos cegos em Jericó?

Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

10 Comentários

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

  1. Meu irmão! sua explanação foi fantástica, realmente quando se pensa na cidade de Jericó como um todo, ou seja, uma cidade dá-se o entender que está havendo uma contradição, mas a palavra de Deus não se contradiz, amém por isso. Existem pessoas que de fato estudam apenas para deixar algumas pessoas em duvidas, desdizendo a palavra de Deus. Fico pensando, satanás fez a mesma coisa com a terça parte dos anjos no Céu colocou duvida do amor de Deus, digo isso porque hoje algumas pessoas que dizem estudiosas da palavra desclassificam a Bíblia em vez de usar sua inteligencia que Deus lhe deu para ajudar salvar almas para o reino do Céu, a Palavra do Senhor nos diz que satanás era sábio, mas em algum momento ele pensou em ser maior do Deus, querendo a mesma glória esquecendo que ele não era criador e sim criatura, fica um alerta as pessoas que querem seguir alguns "sábios" da internet, que fazem de tudo para desclassificar a Palavra do Eterno, Deus te abençoe, pela explicação tão simples e verdadeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por sua manifestação meu querido irmão Matheus! Esse blog é justamente um projeto para refutar mentiras e distorções de supostos "teólogos" e ateus que incitam ódio contra a Palavra do Senhor e querem lançar dúvidas no coração dos mais simples. Continue orando pela defesa da Palavra de Deus e por todos que como eu lutam pela Verdade. Obrigado pelo comentário.

      Acompanhe nossos novos artigos e sempre participe quando desejar e achar necessário; obrigado em nome do Senhor! Deus abençoe sua vida!

      Excluir
  2. Irmãos é simples e fácil de entender, veja: quando ele entre em Jericó como citado em Lucas ele cura 1 cego, quando ele sai de Jericó citado em Mateus ele cura 2 cegos. Notaram a diferença: entrando cura 1 e saindo cura 2, sem contar mais um montão que curou dentro da cidade, porque tinha muitos cegos naquela cidade, e até hoje tem muitos cegos espirituais, e cegueira é a doença que Jesus mais cura até hoje, reflitam nisso. Curtem meus videos no youtube escrevendo: Irmão Carlos Igreja Nova Vida. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Carlos! Obrigado por ler o artigo e complementar com seu comentário o mesmo! Vou deixar sua dica pro pessoal que queira conhecer o seu canal ok? Deus te abençoe!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Fico feliz por isso caro Enoque Souza! Obrigado por ler e comentar! Deus te abençoe!

      Excluir
  4. Gostei do esclarecimento amado muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado e obrigado por ler e comentar elogiando! Deus abençoe!

      Excluir
  5. "1. Mateus - Jesus estava saindo de Jericó quando curou um cego e seguiu para Jerusalém parando em Batfagé." Acho que precisa corrigir "curou dois cegos" ao envés de um, pois em Mateus a narrativa e dá cura de dois cegos.Marcos e Lucas relatam a narrativa de um cego."2. Marcos - Concorda com as informações acima, mas relata a cura de dois cegos." Aqui também precisa de correção. Marcos relata a cura de um cego. É só corrigir. Mas muito boa sua explicação, agradeço imensamente e que o Senhor te ilumine cada dia mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jane, a paz do Senhor Jesus! Tem razão! Muito obrigado por comentar e me mostrar estes erros no artigo! Falha humana! Já corrigirei os erros! E obrigado por ler e comentar! Forte abraço!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem