Quem comprou o Campo do Oleiro?

Foi Judas ou os príncipes que compraram o Campo do Oleiro? Mais uma aparente contradição por parte de nossos amigos críticos que muito estudam a Bíblia procurando contradições. No evangelho de Mateus esta descrito que os príncipes compraram um campo com o dinheiro que Judas devolveu a eles e em Atos dos Apóstolos, Lucas descreve que Judas quem comprou um campo e não eles.

Parece uma verdadeira contradição não é mesmo? Mas vamos vamos analisar mais essa questão e apurar se temos uma contradição em mãos ou é mais um erro equivocado dos críticos e da profetisa em seu blog.

Localização atual do Campo de Sangue
Campo de Sangue atualmente em Jerusalém, Israel. Imagem: Google


Relato de Mateus

Veja agora o relato segundo escreveu Mateus em seu evangelho:

"E os príncipes dos sacerdotes, tomando as moedas de prata, disseram: Não é lícito colocá-las no cofre das ofertas, porque são preço de sangue. E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo de um oleiro, para sepultura dos estrangeiros. Por isso foi chamado aquele campo, até ao dia de hoje, Campo de Sangue." Mateus 27:6-8

Os príncipes nesse relato, tomaram as moedas de Judas e compraram um campo para sepultura dos estrangeiros que não eram de Israel. Esse campo recebeu o nome de Campo de Sangue. E o relato de Atos?

Relato de Lucas 

Como muitos sabem, foi Lucas quem escreveu o livro de atos e por isso esse relato é de sua autoria. Vamos ver o que Lucas nos diz:

"Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniquidade; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram. E foi notório a todos os que habitam em Jerusalém; de maneira que na sua própria língua esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de Sangue." Atos 1:18-19

Lucas já descreve o evento da morte de Judas e como o campo recebeu esse nome. Agora vamos às respostas sobre essa aparente contradição.





Dois campos em dois relatos

Exatamente isso. Embora Judas esteja envolvido nos dois relatos, são citados dois campos; sendo um comprado pelos príncipes para cemitério de estrangeiros e o outro possivelmente uma propriedade de Judas onde se matou. Repare bem nos relatos e verá que realmente as narrativas constam dois campos.

Campos no Original Grego: 

O "campo de sangue" adquirido pelos judeus, tem a mesma localização do citado por Jeremias : "Encontra-se em um nível terraço estreito na face sul do vale de Hinom. Seu nome moderno é Hak ed-damm ou Akeldamách

O vale de Hinom era um lugar de sacrifícios pagãos, crianças eram queimadas vivas no vale em oferenda a Maloque. Também chamado de "Tofete" ou "lugar alto" Jr 7:31

Akeldamách 

A terra nesse lugar é rica em barro e antigamente o lugar era preferido dos oleiros para ajuntar a matéria prima de suas peças. A argila da região tem uma coloração forte vermelha. O campo foi utilizado como cemitério para não judeus. Muito barro foi retirado de Akeldamách por Helena de Constantinopla e  proeminentes cristãos tanto para construção de casas como de sepulcros.

Atualmente no campo, existe um enorme sepulcro e um monastério, no centro uma larga coluna e um terraço que em seu lado sul fica o vale de Hinom (conforme descrito por Jeremias).

A palavra grega usada para descrever campo em Mateus 27 é "agros" = campo. No grego, o campo citado por Pedro em Atos é "chorion" = propriedade particular. A propriedade particular de Judas, pode ter sido comprada com dinheiro roubado, ele era tesoureiro e desonesto. O lugar ficou conhecido como "campo de sangue" por ter sido o local de seu suicídio.

Portanto, o campo adquirido por Judas, não é o mesmo descrito por Mateus. Mais alguma dúvida sobre este assunto?

Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

2 Comentários

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

  1. Então dois campos diferentes são conhecidos como " Campo de sangue"? Pois ambos os textos chamam o campo assim, tanto Mateus quanto em Atos.

    Estranha essa explicação ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex! Obrigado por ler e comentar primeiramente! Só pra exemplificar; eu moro na cidade de Valparaíso e você sabia que eu descobri que existem até o momento 12 cidades com esse nome pelo mundo?! Caso você ainda duvide desse fato exemplar, pode conferir pessoalmente:

      Valparaíso:https://pt.wikipedia.org/wiki/Valpara%C3%ADso

      Dentro da minha vida, já vi sítios, chácaras e fazendas com o mesmo nome... E se fosse falar de pessoas então, nem se fala! Porque seria estranho haver dois campos com o mesmo nome?? Deus abençoe sua vida. Mas se tiver uma explicação mais plausível, sinta-se a vontade para expor aqui nos comentários.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem