Admiração ou Idolatria?

Lá vou eu futucar com vara curta... Estamos vivenciando dias complicados para se ser um cristão genuíno, a começar por nossas próprias atitudes entre irmãos. E para piorar as vezes nos colocamos em situações que mais parecem uma teia de aranha quando prende uma mosca.

Nos aliançamos com movimentos complicados e com ideologias controversas para focar em um ideal justo; mas será que isso é mesmo bom e ajuda em alguma coisa?

Caso bem recente é o da união de ideias dos evangélicos e dos católicos sobre o homossexualismo, aborto e outras questões sociais e que possuem muito valor espiritual no juízo. Isso realmente é admirável aos olhos de muitos e somam-se forças; mas quando chegam dias como o dia 12 de Outubro, fico boquiaberto olhando certas cenas que me fazem pensar: "Será que é mesmo uma boa ideia?".

Papa beijando estatua da Aparecida
Será mesmo que toda a atenção demasiada e envolta em "devoção" e adoração não constituem idolatria? Imagem: Lavras 24 Horas


Me perdoem se escrever asneira, mas a Bíblia jamais se prostrara diante da vontade dos homens. E por falar em se curvar... Seria mesmo idolatria ou admiração o que o catolicismo prega? Devemos ter medo de falar disso por estragar essa "parceria" contra o mal?

"Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só." 1 Coríntios 8:4

Cenas Chocantes na Sociedade

O que vi na televisão não só me confirmou o que sempre soube como também me deixou estarrecido com as cenas mostradas. Pessoas morrendo, se afogando e passando mal por querer ao menos tocar na santa... Alguém ai se lembrou da mulher do fluxo de sangue querendo tocar o Mestre para receber a cura? Essa sim estava no caminho certo.

"Portanto, meus amados, fugi da idolatria." 1 Coríntios 10:14

Alguém pode ler isso e ficar puto; outros se borrarem por medo de falar a verdade de Deus; mas minha vida foi selecionada para isso e aprendi que segundo a verdade de Deus não se deve criar imagem alguma de material algum que represente animais ou pessoas e nos curvarmos ante a elas em ato de devoção, dedicação e adoração como em culto e dependência; parecendo Deus.



Mas milhares de pessoas quando chega essa data, ou mesmo outras; não somente se debruçam, mas se atiram umas sobre as outras para tocar na estátua e chegam a passar mal e se machucar nesse desespero. O que é isso? Admiração ou idolatria?

"E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria.Atos 17:16

Deus não se agrada de idolatria; ele abomina tudo que o homem intente colocar equiparado a ele ou ainda que tente substituí-lo. É uma ofensa ao Criador e isso me deixa com muito medo de que ondas de juízo possam vir sobre nós como já aconteceu em Israel, que servia a Deus e aos ídolos; quando não, serviam somente aos ídolos.

Davi se enganou ao escrever o Salmo 115 ou isso tudo é uma verdade?

Admiração? Admiração tenho pela minha mãe que é uma guerreira e me criou com muito esmero e nunca nem mesmo beijei seus pés. Sinceramente? Esse pessoal esta andando as cegas propositadamente...

Senhor Dicionário

Palavras simples, sentidos complexos... Como tem gente que se confunde todo ao usar as palavras indevidamente. Vamos dar uma consultada online e ver algumas palavras envolvidas nesse tema.

1. Adoração - A adoração exige amor extremo, excessivo, fazendo com que a pessoa seja levada a prestar culto a uma divindade. O termo adoração geralmente se refere a atos específicos de devoção ou honra religiosos, tipicamente direcionados a um ser sobrenatural podendo ser um deus ou uma divindade, o estudo destas práticas ou tradições corresponde à teologia.

2. Veneração - A Veneração é demonstrada externamente pela reverência a ícones de santos e relíquias, pois as imagens são consideradas como "fotografias de nossos parentes, servindo para nos lembrarmos dos santos homens do passado". E "aquele que se prostra diante do ícone, prostra-se diante da pessoa (a hipóstase) daquele que na figuração é representado".

3. Idolatria - A idolatria é usualmente definida como a prática de adoração a ídolos, valores e ideias em oposição à adoração a um Deus monoteísta. A idolatria é considerada um dos maiores pecados nas religiões abraâmicas, de outro modo, em religiões onde esta atividade não é considerada como pecado.



Suponhamos que no original grego venerar não seja o mesmo que idolatrar ou prestar culto; será que isso justificaria todo o desespero desse povo em cima de um artifício de gesso ou qual material seja? Eu acho que não...

Não! Não estou criticando religião de ninguém, mas denunciando a idolatria condenada por Deus e reprovada segundo as Escrituras! Não me venha com essa de que estou sendo intolerante ou esteja discriminando religião. Isso não é religião, é adoração a demônios como revelou Paulo. Acorda meu Brasil!

Religião é amar seu semelhante e ajudá-lo como puder. Simplesmente distorceram a palavra ao limite máximo e querem se abrigar nessa interpretação.

Precisamos entender que essa prática é mais um dos motivos para que Deus se vire contra nós em ira e nos derrame seu juízo por indignação por nosso desrespeito. Siga o caminho que você bem entender, mas não pense que isso vai subordinar a Verdade de Deus aos seus pés e à seu modo de ver e pensar sobre as coisas.

Não vamos nos aprofundar em termos, história de idolatria e nem os fundamentos dessa prática no Brasil que seria necessário muitos artigos; mas apenas sacudir alguns que isso é idolatria declarada e ato de ingratidão e duplicidade diante de Deus. Vamos voltar- nos para o nosso Criador enquanto Ele nos estende a mão em amor e tem muita paciência conosco...

No demais, Deus abençoe nossas crianças e destrua todos os ídolos de nossas vidas... Amém!
Lembremos das palavras de Paulo de que o ídolo nada é no mundo; mas muitos insistem em lhe atribuir tanto esplendor e glória... Lastimável...

Comentários abertos...

Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem