A serpente que falou com Eva no Éden

A serpente do Éden
Sim e não! Mas como assim, "sim e não!"? Antes de responder essa questão teremos que caminhar algumas milhas para que entenda o caso da "cobra falante". Como a cobra falou no Éden?

Tenho acompanhado muitos assuntos debatidos na internet sobre muitos assuntos e um deles é a Bíblia e seu conteúdo. Muitas pessoas não acreditam em nada do que a Bíblia diz e outras com mais afinidade pelas pesquisas descobriram que sua historicidade é verdadeira, mas que as partes onde se narra algo sobrenatural são fantasias e fábulas; como no caso de Gen. 3.1 ao 5.

Afinal, a história da serpente (e não cobra) de Gênesis aconteceu mesmo ou é mentira? Este artigo visa justamente responder a essa questão que intriga os ateus e outros curiosos que buscam saber sobre a verdade.

A história da serpente do Éden

Primeiro vamos conhecer um pouco da história da serpente. Onde ela estava, com quem falou, como falou e mais lendo os textos que já citei as referências; confira os mesmos na versão da NVI:
Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: "Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’? " 
Respondeu a mulher à serpente: "Podemos comer do fruto das árvores do jardim,
mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ". 
Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão! 
Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal". Gênesis 3:1-5
Serpente sacana não é mesmo? Mas não vamos se deter nos pormenores do seu ato de enganar Eva e distorcer as palavras de Deus para Adão. Vamos ao que interessa!

A serpente falou ou não?

NÃO! Fisicamente falando. Ou seja, a cobra em si não pode falar pois não tem os atributos necessários para isso e sabemos que Deus não precisa de cordas vocais para fazer o que quer seja falar; ainda que seja uma pedra. Mas racionalmente falando não teria como.

E SIM! A serpente falou, mas de alguma forma não era bem a serpente (o animal); mas sim Satanás que usou esse bicho para se aproximar de Eva, visto que já estavam habituados com a mesma. Lembremos que no princípio não havia ferocidade ou perigo em nenhum dos animais criados, pois a terra era perfeita como Deus criou para eles.

O engano do Diabo

Nesse episódio fica evidente que Satanás de alguma forma inexplicada em detalhes, usou essa serpente como isca para enganar Eva, mas ele próprio quem falou com ela. Prova disso?
Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos; Apocalipse 20:2 
O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra. Apocalipse 12:9 
O Senhor Deus perguntou então à mulher: "Que foi que você fez? " Respondeu a mulher: "A serpente me enganou, e eu comi". Gênesis 3:13 
Então o Senhor Deus declarou à serpente: "Já que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida. Gênesis 3:14 
Foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que ela pudesse voar para o lugar que lhe havia sido preparado no deserto, onde seria sustentada durante um tempo, tempos e meio tempo, fora do alcance da serpente. Apocalipse 12:14 
Então a serpente fez jorrar da sua boca água como um rio, para alcançar a mulher e arrastá-la com a correnteza. Apocalipse 12:15
Alguém pode perguntar: "Porque Deus então amaldiçoou a serpente (animal)?". Hoje em dia já não temos tantas dúvidas de que os animais possuem certo grau de raciocínio sim e a nível do incompreensível não sabemos o quanto eles possuem de raciocínio ou inteligencia. Mas recomendo que leia um artigo da Super Interessante para comprovar isso: O homem não é o único animal racional.

Apesar do título e texto puxar a sardinha para o darwinismo, me foquei nas pesquisas. Sendo assim, de alguma forma a serpente agiu conjuntamente com Satanás como sua fantoche para enganar Eva e isso lhe custou certas privações alimentares e físicas. A exemplo disso poderia citar pessoas que da mesma forma deram lugar ao Diabo em suas vidas e sofreram as consequências como foi o caso Judas Iscariotes que morreu arrebentado nas rochas por suicídio:
Depois de dizer isso, Jesus perturbou-se em espírito e declarou: "Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá". João 13:21 
Estava sendo servido o jantar, e o diabo já havia induzido Judas Iscariotes, filho de Simão, a trair Jesus. João 13:2 
Então Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, um dos Doze. Lucas 22:3
Peculiaridades da serpente (animal)

Explicado se a cobra falou ou não?  Não foi a cobra especificamente, mas Satanás que assumindo a mesma enganou Eva e gerou toda desgraça subsequente na humanidade. E sobre se a cobra existiu mesmo ou não; já existem artigos científicos por toda parte constatando com fósseis até mesmo que as cobras no princípio tinham realmente pernas. Claro que o pessoal ainda anda meio afundado no darwinismo e especulam sem parar alegando que é traços da evolução; mas nós sabemos da história já faz muito tempo... Só para constar recomendo o seguinte artigo: Antes de rastejar as cobras tinham pernas.

Serpente

Sobre ser a cobra astuta, isso é sabido conhecendo o animal em toda sua espécie; modo de viver, de se alimentar, se comportar e caçar; por isso Satanás usou esse animal. E ainda hoje em nossos dias, as pessoas costumam apelidar alguém de cobra por ser sagaz, inteligente e esperto ou em termos mais ofensivos ligeiro e liso para as pessoas para trás por meio do engano. Veja um artigo no Cobras.net sobre as diversas comparações usando-se as cobras: Porque dizemos que a pessoa é uma cobra?

Se cuidem com os enganos de Satanás em seu caminho meu amigo e irmão. Pois se ele teve a capacidade de usar uma serpente no Éden; o que não poderá fazer com seres humanos inteligentes? Vigie!

Agora se você acredita em Satanás e que ele usou mesmo a cobra ou não para enganar a Eva já é um problema seu. Mas comente o que achou do artigo e como trata esse assunto. E fique ligado aqui no Verdade Urgente para saber mais sobre tudo que se relacione as Escrituras.


Sobre o Autor:
Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.





Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

2 Comentários

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

  1. Olha só! "e sabemos que Deus não precisa de cordas vocais para fazer o que quer seja falar; ainda que seja uma pedra".
    Sim e não, também! e como é que Deus fez a jumenta falar, no caso da Balaão? A serpente não tem cordas vocais, mas por um ato sobrenatural, pode falar, sim. Ainda, e se a serpente falava antes de ser amaldiçoada por Deus?
    Pesquise mais, meu amigo blogueiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Eu não estava lá... Por isso o intuito foi expor as possibilidades no campo científico e depois teológico revelado.

      2. No caso da mula, não é o texto em apreço e como deixei claro: "Sim e não". Entendeu quando eu disse que a serpente não tem os atributos necessários para falar? O único ser que fala somos nós humanos através de uma terrível e impressionante combinação de fatores além das cordas vocais. Sendo assim, não é apenas isso que faz com que um animal fale como um humano. Em ambos os casos houve o sobrenatural de Deus.

      Mas no caso da cobra "racionalmente" falando; ou fisicamente, não é possível; mas para Deus, "todas as coisas são possíveis".

      3. Mas só pra colocar o irmão no centro do artigo; o intuito não era debater se falou por cordas vocais ou sem elas; mas sim elucidar essa passagem para no mínimo em esperança tentar mostrar ao ateus que nosso Deus pode todas as coisas. Foi um artigo em resposta a ateus e não para debate teológico. Ateu nem acredita nessas coisas; seja com ou sem corda vocal; mas devemos explicar dentro dos limites o que nos foi revelado.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem