Existem profecias além da Escrituras?

Essa foi uma pergunta de um irmão e amigo meu que não citarei seu nome por ética e respeito. Entramos nesse assunto a algum tempo onde sempre conversávamos e não concluíamos o assunto sobre existir profecia confiável ou não depois que se selou o cânon das Escrituras Sagradas. É um assunto não tão complicado assim; mas que muitas pessoas podem não só entrar em contradição, como também em pecado de blasfêmia contra o Espírito de Deus.

Vivemos em um tempo marcado por muitos escândalos, corrupção, acusações e exageros dentro de muitas igrejas e movimentos intitulados como neo-pentecostais que chegam a preocupar muitos outros líderes e geram muitas  questões difíceis de responder. Sem contar que nesse meio surgem línguas estranhas, pregações, louvores, revelações e profecias até mesmo na carne. Pessoas são enganadas, iludidas e sofrem perda da fé por causa dessas coisas.

Mas existiria ainda profetas ou profecias da parte de Deus na terra? Teriam cessados os dons espirituais e as profecias entregues por homens ou mulheres como vemos no princípio da igreja? Essa é a questão central de nossa conversa e se devemos realmente confiar em profecias entregues por homens em nossos dias ou não.

Essa pergunta me levou a escrever esse artigo e responder a questão discutida entre nós. Seu posicionamento em toda nossa conversa é de que não há profecias de Deus fora das Escrituras que sejam entregues por homens e a minha é que ainda existem de certa forma profetas nas igrejas espalhadas pela terra e homens de Deus que são usados segundo sua vontade neste sentido.

Profeta Elias


Os profetas

Deus se manifestou no princípio de tudo ao homem de uma forma direta. A Bíblia não relata se de alguma forma física ou não; mas em Gênesis fica claro que Ele passeava no jardim do Éden e podiam ouvir a sua voz. Ele tinha comunhão com o homem bem íntima mesmo.
"E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim." Gênesis 3:8

Depois da queda, Deus ainda falava com os homens íntegros e que criam nele. Algumas vezes em forma humana e outras por meio de sua voz como ocorria com Abraão e outros depois dele como Jacó que lutou com Deus em forma humana e conversou com Ele.
"E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui." Gênesis 22:1 
"Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste." Gênesis 32:28
Depois desses eventos Deus falou com Moisés de uma forma tremenda e lhe entregou seus mandamentos escritos em tábuas de pedra; onde o povo de Israel aprenderia os preceitos, mandamentos e a vontade do Senhor.
"E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta." Êxodo 19:19
No período do Êxodo, Deus queria usar Moisés como seu profeta direto para falar a Faraó, mas Ele relutou tanto que Aarão ficou sendo seu profeta e entregava o que Moisés falava da parte de Deus.
"Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que te tenho posto por deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta." Êxodo 7:1
"E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus." Êxodo 4:16
Então o Espírito Santo já se manifestava usando Eldade e Medade para profetizar no arraial após o Êxodo.
"Porém no arraial ficaram dois homens; o nome de um era Eldade, e do outro Medade; e repousou sobre eles o Espírito (porquanto estavam entre os inscritos, ainda que não saíram à tenda), e profetizavam no arraial." Números 11:26
Profeta Moisés

 Desde então muitos profetas foram usados nas mãos de Deus para falar tanto ao povo de Israel quanto a pessoas ímpias como reis de outras nações. Deus capacitava estes homens para um ministério duradouro e lhes falava de várias formas.
"E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele." Números 12:6
Depois dessa revelação de Deus, muitos profetas foram erguidos pelo Senhor para falar em seu nome como Balaão; Elias; Eliseu; Samuel; Ezequiel; Jeremias e muitos outros. Havia até mesmo um grupo considerável de profetas nos tempos de Saul.
"E aconteceu que, como todos os que antes o conheciam viram que ele profetizava com os profetas, então disse o povo, cada um ao seu companheiro: Que é o que sucedeu ao filho de Quis? Está também Saul entre os profetas?" 1 Samuel 10:11
Isso durou até o tempo em que o último profeta dessa geração foi morto pelo próprio povo de Israel entre o altar e o templo do Senhor, como denunciado pelo  Senhor Jesus.

"Desde o sangue de Abel, até ao sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o templo; assim, vos digo, será requerido desta geração." Lucas 11:51

João, o Batista foi o profeta que profetizou entre o Antigo e Novo Testamento. Nascido para esse propósito; profetizou a chegada do Cordeiro de Deus e levava a Palavra de Deus aos homens e os batizava. Depois de João, o Batista ainda houveram homens e mulheres que profetizaram por meio do Espírito Santo nas Escrituras:
"E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judeia um profeta, por nome Ágabo; e, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios." Atos 21:10-11
Dons de profetizar

Paulo um dos apóstolos que não só tinha esse dom pelo Espírito como também ensinou a igreja muitas vezes sobre este assunto; expondo a realidade dos dons espirituais e como usá-los com ordem e decência nos cultos sem bagunça:
"Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas." 1 Coríntios 14:39

"Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar." 1 Coríntios 14:1 
"De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;" Romanos 12:6 
"Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados." 1 Coríntios 14:31 
"Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério." 1 Timóteo 4:14 
"E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria." 1 Coríntios 13:2 
"E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam." Atos 19:6
Apóstolo Paulo

 Segundo os diversos textos acima não só o dom de profetizar; como também o de falar em línguas unido ao de interpretação de línguas eram usados com frequência nas igrejas para edificação dos santos e advertência aos pecadores; mas não vemos mais profetas com o estilo de João e dos demais antes dele. Muitas seitas e alguns cristãos tradicionais alegam que os dons cessaram depois de servirem por um tempo; mas não encontramos essa afirmação nas Escrituras. Pelo contrário, não só vemos claras palavras indicando a sequência desses dons (incluindo profetizar) ao longo do tempo até a volta de Cristo! Seriam todos os relatos sobre avivamentos no Espírito com dons espirituais (incluso o de profetizar) mentira?

Será que todas as profecias já entregues a grandes homens depois da Bíblia que conhecemos na história da igreja foram mentiras? Ou quem sabe as profecias que muitas vidas já receberam dentro de sua congregação? Seriam mentiras as profecias extra-bíblicas que irmãos e irmãs de Deus santificados entregaram? Ou como duvidar das profecias que recebi em minha vida dessa forma e algumas já se cumpriram todas? Não creio assim... Ainda existem profecias confiáveis entregues no Espírito Santo!

Verdadeiras e falsas profecias

Muitas pessoas incrédulas ou mesmo inconscientes quanto as verdades bíblicas julgam precipitadamente pessoas e profecias e já não sabem o que é de Deus, da carne ou do diabo quando o assunto é profecia. Mas tem como saber quando uma profecia é realmente de Deus ou não? COM CERTEZA! Vamos aos pontos a se observar?

  1. Bíblia - Antes de tudo vem sempre as Escrituras para se avaliar este assunto! Então recomendo antes de mais nada ou de qualquer julgamento uma boa leitura temática sobre profecia em geral. Isso trará um bom conhecimento sobre isso e não nos fará "chutar" opiniões (Apocalipse 22:19)
  2. Cumprimento - Infelizmente denota tempo; mas profecias geralmente são assim mesmo. Então para conferir se realmente uma profecia é Deus ou não; confira se a mesma se cumprirá ou não ( Jeremias 28:9).
  3. Deus - Sabia que tanto a falsa como a verdadeira profecia são liberadas pelo próprio Deus? Então cuidado ao julgar, pois o próprio Deus pode permitir espíritos de engano. Uma profecia contrária é fácil detectada por seu teor contraditório e exclusivista (Ezequiel 14:9).
  4. Carne - Existem sim profetas que usando de emoções; egoísmo; avareza e outros sentimentos acabam profetizando e profanando o nome do Senhor profetizando mentiras; mas também não é difícil conhecê-los; basta observar seus frutos ( Jeremias 28:15).
  5. Julgamento - Podemos julgar as pessoas? NÃO! Mas podemos julgar profecias! Temos respaldo o suficiente para julgar as profecias que ouvimos de qualquer profeta! (1 Coríntios 14:29)
Enfim, leiamos as Escrituras completamente sobre este assunto; confiramos o cumprimento de muitas profecias ao longo da história e atuais na vida de muitos irmãos que se confirmaram e consideremos também os casos de falsas profecias que também existem e podem ser detectados com conhecimento bíblico e o dom de discernimento dos espíritos. Não devemos crer em toda profecia; mas devemos muito mais evitar blasfêmias contra o Espírito que pode estar usando o profeta!

Mas fechando o assunto até surgir contradições consideráveis e extensão sábia sobre assunto; nunca se ouviu dos últimos irmãos citados nas Escrituras que cessariam os dons espirituais... Ao menos nunca li nada sobre isso; a não ser em literaturas céticas e heréticas de seitas. Deus abençoe sua vida e te encha em toda plenitude do Espírito!




Sobre o Autor:
Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.

Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem