Amós 9:6 - Faz referência ao formato da terra esférica?

Eu pesquisava pela web para conhecer todos os versículos distorcidos pelos globalistas para refutar um a um e me deparei com alguém cega e tristemente usando Amós 9.6 para defender a esfericidade da terra e confesso que ainda não havia lido esse texto depois do conceito da terra plana e ao ler e analisar superficialmente este texto, eu mais ainda fiquei convencido de que a terra é plana e a Bíblia esta completamente de acordo com isso! Mas com prazer analisarei este texto juntamente com vocês e mais uma vez, você, juntamente comigo deixará de endeusar a falsa ciência e enxergará com os olhos da verdade as Escrituras e a revelação para o nosso tempo: A terra plana! Vamos ao texto então? Lembrando que apenas quando se fizer necessário, estarei usando algumas versões para comparação e conclusão por traduções; mas a Almeida Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original será nossa favorita nos estudos de toda espécie.

Profeta Amós - Ilustração
Profeta Amós - Ilustração


Comparando as Traduções

Sendo curto e grosso; o versículo em questão (como todos), não comprova a esfericidade da terra; mas vamos fazer aquela comparação usando o máximo de versões possíveis para vermos o que nos diz Amós:

Ele é o que edifica as suas câmaras superiores no céu, e fundou na terra a sua abóbada, e o que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra; o Senhor é o seu nome. Amós 9:6 (Almeida Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original)

Ele é o que edifica as suas câmaras no céu, e funda sobre a terra a sua abóbada; que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra; o Senhor é o seu nome.
Amós 9:6 (Almeida Revisada Imprensa Bíblica)

Ele constrói suas câmaras altas, e firma a abóbada sobre a terra; ele reúne as águas do mar e as espalha sobre a superfície da terra. SENHOR é o seu nome. Amós 9:6 (Nova Versão Internacional)

Os últimos andares da sua moradia são no céu, e o rés-do-chão é sobre a Terra. Concentra a humidade tirada do oceano e derrama-a sobre a terra em chuva. Jeová, o Senhor, é o seu nome. Amós 9:6 (O Livro)

É ele o que edifica as suas câmaras nos céus e fundou sobre a terra a sua abóbada; o que chama as águas do mar, e as derrama sobre a face da terra; Jeová é o seu nome. Amós 9:6 (Sociedade Bíblica Britânica)

Aquele que constrói seus aposentos no céu, e firma sobre a terra a abóbada celeste, aquele que convoca as águas do mar, e as derrama sobre a face da terra - Senhor é o seu nome. Amós 9:6 (Versão Católica)

O que seus cenaculos edifica no ceo, e seu esquadrão fundou sobre a terra: o que chama as aguas do mar, e as derrama sobre a terra, Jehovah he seu nome. Amós 9.6 ( Almeida Antiga 1848)

Ele constrói suas câmaras no céu e firma sua abóboda sobre a terra; ele reúne as águas do mar e as espalha como deseja sobre toda a superfície da terra. Yahweh é o seu nome! Amós 9.6 (King James Atualizada)

Eu não encontro um trecho neste texto que faça citação sobre a terra esférica; mas vou me ater à tão misteriosa "abóboda da terra"  que parece ser o ponto focado neste texto.

Abóboda da terra

Como de costume eu gosto de explorar de tudo um pouco e o português não está fora. Será a palavra "abóboda" traz o esclarecimento e revelação de que a terra é esférica e eu não sabia? Vamos ao dicionário Google para saber exatamente o que significa essa palavra e o que afinal o Senhor fundou sobre a terra.

Exemplos de abóbodas nas construções romanas

Abóbada

1. arq. construção arqueada feita de concreto, pedras ou tijolos em forma de cunha, destinada a cobrir um espaço, apoiando-se sobre paredes, pilares ou colunas.

2. p.ext. qualquer coisa que tenha forma semelhante a um teto curvilíneo.

3. parte superior do arco da ferradura, oposta à pinça.

Origem

⊙ ETIM a- + (port. antigo) boveda < lat.vulg. * volvita fem.substv. de *volvitus us. no lugar do lat.cl. volūtus,a,um part.pas. de volvĕre 'voltar, revirar'

Eu acho que abóboda não significa esfera ou algo relacionado... Partindo da análise das traduções que em sua maioria trazem "abóboda da terra" e dos vários significados e etimologia da palavra; só posso constatar por pura percepção e entendimento comum que Amós falava do domo sobre uma terra plana! Ou firmamento! Uma cobertura que o próprio Deus fundou sobre a terra plana e assim realmente é! Eu não fiquei satisfeito e mergulhei um pouco mais, pesquisando o que significava "teto curvilíneo"  e me surpreendi com os resultados!

Modelo arquitetônico de teto curvilíneo
Modelo arquitetônico de teto curvilíneo em mesquita muçulmana
Se você ainda não conectou as coisas; o domo ou abóboda ou firmamento; como queira chamar, é justamente semelhante ao formato dos tetos curvilíneos encontrados pelo mundo em museus; mesquitas, casas, igrejas e mais!

Considerações Finais

É... Felizmente, mais uma vez prevalece a verdade! A terra é plana e Amós sendo judeu também acreditava assim! E não vale acusar o homem de Deus de estar delirando ou recitando poesias, porque o próprio Senhor Jesus usava de coisas reais da nossa vida para ilustrar as celestiais! Sendo assim; Amós revelou neste texto o firmamento sobre a terra como narrado em Gênesis! Mais um heresia dentro de nossas igrejas que precisa ser retirada! E se você quiser complementar, refutar ou perguntar qualquer coisa referente ao assunto abordado, sinta-se a vontade nos comentários.
Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem