Terra Circular Plana - A Opinião dos Reformadores da Igreja

Eis aqui um assunto polêmico que ao mesmo tempo pode sanar muitas dúvidas em nossos dias. Qual seriam as opiniões dos pais da igreja a respeito do formato da Terra? Alguém já considerou isso em meio a essa discussão sobre o formato da terra dentro da teologia? Ou será que é melhor também atropelar a informações que podemos extrair deles se estas contradizerem o sistema heliocêntrico ateísta? Infelizmente é o que temos visto em muitas igrejas hoje em dia... Pessoas que "sabiamente" preferem se agarrar a doutrinas do sistema e negar tanto o que realmente as Escrituras dizem para abraçar teorias loucas da falsa ciência. Mas após ter descoberto a verdade; me propus a realmente me expor por amor a verdade e procurar as mais ricas fontes de informação para mostrar que nosso mundo é como Deus o criou e não como os homens inventaram e neste artigo também trago a visão dos homens de Deus que chamados "Pais da Igreja" corrobora uma Terra Plana. Eu também fui enganado por longos anos sem me importar e também sem ter acesso a tantas informações; mas agora meus olhos se abriram e o mesmo Espírito Santo testifica dessa verdade até aqui juntamente com tantas informações. Algumas informações foram extraídas do blog Faroeste Virtual e cito a fonte ao final do artigo.

Estátuas dos Reformadores da Igreja
Muitos dos reformadores que foram perseguidos e martirizados morreram defendendo até o fim as Escrituras. Imagem: Educação Domiciliar

O Legado de Paulo a Timóteo e a Igreja

Não se aprofundando em teologia acerca da Terra Circular Plana agora; pois é um tema para muito estudo e exige mais espaço para se escrever; vamos apenas usar de uma citação de Paulo a Timóteo sobre este assunto; já que ele foi um grande defensor da verdade que lutou até a morte por ela: “Timóteo, guarde o que lhe foi confiado. Evite as conversas inúteis e profanas e as ideias contraditórias do que é falsamente chamado ciência.” 1 Timóteo 6:20. Vamos considerar algumas verdades nas palavras de Paulo a Timóteo?
  1. Guardar o que lhe foi confiado - Ele já começa recomendando que Timóteo guarde justamente o que Paulo ensinou a ele. Em se falando do formato da Terra; não vemos Paulo apoiando o heliocentrismo em tempo algum.
  2. Evitar as conversas inúteis e profanas - Tudo aquilo que não tem fundamento e profana o que é sagrado; deveria ser evitado por Timóteo. Será que o heliocentrismo que da base para culto ao sol e contraria a criação seria profanação? 
  3. Evitara ideias contraditórias - Paulo ainda recomenda que Timóteo evitasse ideias contraditórias. E mesmo que nos retenhamos em falar do assunto te então que era o gnosticismo; essa verdade é universal para todos os cristãos em todo tempo; mediante tantas seitas e heresias. E ainda as ideias seculares das mais loucas que contradizem as Escrituras e a coloca em descrédito.
  4. Falsa ciência - E para fechar o pacote de advertências; Paulo chama o conhecimento agnóstico de então de "falsa ciência". Mas será que esse título se limita apenas ao agnosticismo ou todo e qualquer conhecimento herético e contraditório também pode ser intitulado assim? O heliocentrismo não é uma doutrina bíblica! 

Interpretações paralelas existem ainda em nossos dias
Desde a antiguidade até nossos dias existem interpretações e explicações contraditórias para tentar explicar as Escrituras Sagradas. Imagem: Flávio

Concluímos que se Paulo vivesse em nossos séculos, com certeza iria contra essas ideias fantasiosas, fabulosas e heréticas para manter a verdade contida nas Escrituras!  Copérnico, Einstein, Darwin e outros ganharam forças com suas mentiras em tempos caóticos da Igreja e por não haver tantos defensores da verdade no tocante a este assunto; eles conquistaram quase todos com suas mentiras e teorias mais malucas; mesmo com o apoio da igreja romana. O que também merece um artigo a parte para trazer a luz o envolvimento também da católica nesse processo de disseminar essa grande mentira. Mas vamos nos reter aos reformadores da Igreja e o que pensavam e falaram a respeito da nossa criação. 


O Ensinamento dos Reformadores contra a Falsa Ciência


João Calvino

“O cristão não deve comprometer-se de modo a obscurecer a distinção entre o bem e o mal, e é seu

dever evitar os erros daqueles sonhadores que têm um espírito de amargura e contradição, que repreendem tudo e impedem a ordem da natureza. Veremos alguns que estão tão perturbados, não só na religião, mas que, em todas as coisas, revelam a sua natureza monstruosa que dirão que o sol não se move, e que é a terra que se desloca e se transforma. Quando vemos essas mentes, devemos confessar que o diabo as possui, e que Deus as coloca diante de nós como espelhos, para nos manter no seu medo.” – John Calvin, (Sermão em 1 Corintios 10: 19-24, Calvini Opera Selecta, Corpus Refomatorum, Vol. 49, 677, trans. De Robert White em “Calvin e Copernic: o problema considerado”, Calvin Theological Journal 15 1980, p233- 243, às 236-237)
Precisa traduzir as palavras de João Calvino ainda? Vamos mesmo ignorar a verdade que nos traz as Escrituras; os conselhos de Paulo e as palavras dos reformadores que nos advertiram contra esses malucos propagando essa ciência falsa e contraditória sobre nosso mundo? Estão possuídos realmente por um espírito de mentira! Bem disse João Calvino acerca dessas pessoas! Esqueça essas ideias meus irmãos! Foge dessas doutrinas de demônios que contradizem o que realmente esta sendo revelado nas Escrituras! A Bíblia diz muitas vezes o que realmente esta dizendo! Não force a interpretação por mera conveniência porque a maioria acredita em estórias sobre o surgimento do mundo! Não distorça a verdade de Deus para incluir a mentira dos homens! 

Lutero e suas 95 Teses
Uma coisa eu penso do mesmo jeito de Dan Brown, escritor de "O Código da Vinci e Anjos e Demônios": “Se tem dedo de Jesuíta no meio, pode saber que é conspiração da grossa. Coisa vinda diretamente do inferno.” Martinho Lutero pensava a mesma coisa. Eis o que ele fala sobre Nicolau Copérnico, o padre jesuíta que inventou o mundo como todos conhecem hoje:
“Fala-se de um novo astrólogo que quer provar que a terra se move e se volta ao invés do céu, o sol, a lua, como se alguém estivesse se movendo em uma carruagem ou um navio pudesse sustentar que ele estava quieto e em repouso enquanto a terra e as árvores caminhavam e se moviam. Mas é assim que as coisas são hoje em dia: quando um homem deseja ser inteligente, ele precisa inventar algo especial, e a maneira como ele faz precisa ser o melhor! O tolo quer transformar toda a arte da astronomia de cabeça para baixo.” – Tischreden – Martinho Lutero


Cena do filme sobre Martinho Lutero
Matinho Lutero; um dos grandes reformadores da Igreja defendia a Terra Circular Plana conforme as Escrituras. Imagem: Floresta Notícias

Lutero é mais contundente que Calvino. Chama Copérnico de Astrólogo e diz que ele quer virar de cabeça para baixo a astronomia. O princípio da astrologia vem da Babilônia quando Nimrod queria ser adorado como Deus e os bruxos faziam previsões baseada no movimento das estrelas. Ele afirma que esta história de um planeta terra que se move em torno do sol é coisa de “gente inteligente”, tomando emprestada a definição do filósofo Luiz Felipe Pondé. Lutero vai adiante e faz uma afirmação mais assustadora ainda para os “crentes” do Sistema Solar:
“Nós, cristãos, devemos ser diferentes dos filósofos [isto é cientistas] na forma como pensamos sobre as causas dessas coisas. E se alguns estão além da nossa compreensão (como aqueles que estão diante de nós sobre as águas acima dos céus), devemos acreditar nelas e admitir nossa falta de conhecimento, ao invés de negar com perversidade ou interpretá-los de forma presunçosa em conformidade com a nossa compreensão “. – Martin Luther, obra de Lutero. Vol. 1. Palestras sobre Gênesis, ed. Jaroslav Pelikan (St. Louis: editorial Concórdia, 1958), 30
Vamos por partes, para você digerir melhor. Ele afirma que naquelas coisas que estão acima de nossa compreensão sobre a Bíblia, devemos acreditar nela e que querer adaptá-las ao nosso entendimento é perversidade e presunção. E entre estas coisas ele cita que existe água acima do céu. Ele está falando de água suficiente para inundar toda a extensão da terra no Dilúvio e não apenas de condensação das nuvens. Então para os reformadores, e para a Bíblia, a terra é uma extensão só. O mundo inteiro é a terra, logo não existe superpopulação de nada. As estrelas são apenas luzes brilhando e se movendo em um trecho antes determinado e existe água acima dele. Sendo assim; a verdade da existência nunca negou a revelação nas Escrituras e embora nem tudo podemos constatar completamente pelas nossas limitações; existem evidências suficientes que selam ambos os conhecimentos em plena harmonia!
500 Anos e a Doutrina dos Reformadores


Uma das verdades ditas por Martinho Lutero
Infelizmente muitos protestantes estão abrindo mão desse princípio de Lutero e abraçando heresias. Imagem: Geração Jovem

Vale lembrar que comemoramos em 2017 os 500 anos da reforma e imagino comicamente como os reformadores devem estar se revolvendo dentro de seus sepulcros como dizem por aí... Para quem ao longo dos anos lutou por definir as crenças e doutrinas elementares da Igreja como os reformadores fizeram; é decepcionante ver a Igreja nas condições que se encontra em muitos aspectos; inclusive se prostrar diante das teorias loucas dos homens. Trocando uma fé por outra ao longo dos séculos. O diabo em sua astúcia e usando homens aparentemente inteligentes e sem Deus em sua maioria; conseguiu encontrar espaço entre as lacunas na revelação bíblica para inculcar mentiras que posteriormente foram não só aceitas como ainda hoje são pregadas; ensinadas e cantadas em nossos cultos; aulas e trabalhos envolvendo as Escrituras! Um perigo oculto; despercebido pelos mais incautos e desinformados acerca de tudo isso. O que aconteceu com os lemas da Igreja estabelecidos pelos reformadores e chamados de Cinco Solas? Perderam a validade? 
"Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia e Soli Deo Gloria". Esses são os pilares da Reforma Protestante. "Sola Scriptura" (somente a Escritura): A Escritura é a única regra de fé e prática da igreja e o protestantismo aceita doutrinas de sua inspiração, autoridade, inerrância, clareza, necessidade e suficiência. Somente as Escrituras são o fundamento da teologia reformada. O que aconteceu com este pilar? Derrubaram? As Escrituras por si só não se sustentam mais? E quando não encontramos uma revelação completa, temos que complementar com falsos ensinos? Pior ainda; quando algo nas Escrituras contradizem a falsa ciência; temos que "ajeirar" as coisas até tudo se encaixar e fazer sentido? Não! Continuemos nos caminhos que sempre funcionaram! Observando as Escrituras! Se você é quem quer que seja e se considera um protestante usando teorias em suas pregações e ensinamentos, está muito errado e pregando heresias no seio da igreja e contaminando outras pessoas! Somente as Escrituras!  
Conclusão
Será que realmente os cristãos que pregam sobre a Terra ser plana são realmente conspiradores? Hereges ou malucos como alguns os intitulam? Em se falando de teologia; mesmo o sistema de muitas igrejas é controverso e chegam a barrar e impedir que seja ensinado isso em qualquer instância dentro das salas de aula como se fosse uma heresia e mentira! Eu passei por isso e sei do que estou falando... Tentaram me ameaçar de não dar mais aula por conta de sugerir aos alunos que ao menos pesquisassem sobre o assunto e então percebi a seriedade das condições em que a igreja se encontra a esse respeito. Em plena concordância com o sistema heliocêntrico por não dominar tanto o assunto e pesquisar pouco a respeito e isso é um problema sério! Alguém chegou a citar o heliocentrismo como uma crença da igreja! Meu Deus... Se Paulo vivesse em nossos dias e os reformadores, seria desastroso para esses teólogos, pastores e doutores que abraçaram essa grande mentira! Quer tentar refutar as verdades expostas neste artigo? Sinta-se a vontade! Caso contrário; complemente e compartilhe com outras pessoas para que saibam dessa verdade. 





Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

16 Comentários

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

  1. Meu irmão, sendo uma pesquisadora posso lhe dizer que o que mais está faltando em seu trabalho aqui é pesquisa e conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha irmã, sendo também um pesquisador, teólogo e tendo já muitos artigos que superam em muito a profundidade desse seu comentário. Com todo respeito eu lhe digo que te falta ler cada um deles sobre o tema e depois tentar desmentir ou refutar eles de forma sensata e satisfatória para que eu considere carinhosamente seu julgamento que me pareceu superficial e sem fundamentação; baseado apenas no que alcançou compreender sobre o assunto.

      Sendo direto e sincero? Te faltou aprofundamento em tudo que expus aqui; honestidade intelectual e argumentação no seu comentário que mal deixou boas impressões e muito menos algo a se considerar como resposta e refutação. Tem algo errado aí nas citações históricas, você realmente conhece todo o desenrolar dessa cosmologia imaginada?

      Excluir
    2. Tudo bem. Tem muitos pesquisadores pelo mundo afora, cristãos ou não cristãos. A diferença está em se pesquisamos para confirmar o que pensamos ou para descobrir a verdade. O que eu sei é que na Bíblia não se fala nada sovre terraplanagem. E a forma como se fala sobre o sistema solar se trata da perspectiva dos seres humanos os quais escreveram o livro na época em que escreceram, quando o conhecimento era vem básico e ainda em sua infância de descobrimento.
      Você fala sobre os pais do cristianismo, em tempos mais recentes, que parecem ter acreditado nestas coisas, talvez mais na idade da terra como sendo em torbo de 6 mil anos. Mas os primeiros pais do cristianismo, por não entender tanto sovre o mistério das escrituras só podiam especular sovre o assunto, e mesmo assim alguns achacam ser em torno de 12 mil anos, não menos. Sovre este tipo de assunto não tenho formação, mas tenho acompanhado o trabalho de muitos que estão em formação e/ou já se formaram nestes assuntos bíblicos. Outra coisa, não faz sentido tomar certos trechos bíblicos "na letra" porque, como têm descoverto, nos tempos antigos se usavam muito de hipérbole e metáfora, como em relação aos mil anos de um antepassado, ou os seis dias de criação os quais uma leitura mais aprofundada do texto se perceve que não são 6 dias terrenos de 24 horas. Entre outras más interpretações dos textos bíblicos. Um dos grandes problemas com os chamados cristãos é o medo de se identificar com a dúvida, sendo que julgam que pra ter fé não se pode duvidar, mas é a dúvida que causa a curiosidade e investigação aberta. Se a verdade é uma só, ela cai desmistificar qualquer dúvida.

      Excluir
    3. 1. Bíblia e Terra: https://www.verdadeurgente.com.br/2018/01/terra-plana-hermeneutica-biblica.html

      2. Igreja Limitada nos Conhecimentos:
      https://www.verdadeurgente.com.br/2017/08/terra-plana-uma-crenca-desde-antiguidade.html

      3. Idade da Terra: https://www.verdadeurgente.com.br/2018/12/doutrina-da-criacao-eras-geologicas.html

      Eu creio nos 6.000 anos de existência a partir da criação pela mais respeitada e aceita cronologia do Bispo Usher irmã. Tem base bíblica e histórica de eventos conectados por suas datas.

      4. Más Interpretações: https://www.verdadeurgente.com.br/2018/01/terra-plana-hermeneutica-biblica.html

      Sou membro de uma igreja que se empenha em ensinar bem os cristãos, tenho curso médio em teologia e mais de 20 anos de escola bíblica aprendendo e lecionando. Não se aplica a mim interpretações errôneas ou precipitadas. Tomo todos os cuidados minha irmã.

      5. Medo da Dúvida: https://www.verdadeurgente.com.br/2017/12/terra-plana-10-razoes-porque-defendo.html

      Na verdade eu mudei de entendimento usando também a dúvida de um modelo cosmológico arraigado em minha mente minha irmã.

      Excluir
  2. Pois bem, meu irmão. Mas estes links me demonstram o fato de que o seu baseamento é enraizado na filosofia de uma pessoa só, e que não tem um intdrpretamento apropriado do que a Bíblia ensina. Muitos, mas muitos diferentes acadêmicos cristãos, nas áreas de apologética, física, química, arqueologia, história, filosofia, todos eles apontam para o real entendimento das escrituras, com base no fato de que foi esceita com o entendimento que havia na época em que foi escrita, e que em suas poucas palavras se dá pra entender que não foi tudo criado nos seis dias terrenos, e que essa interpretação de 6 mil anos (que não é bíblica) foi introduzida por gente que tinha muito pouco conhecimento das coisas e que obviamente não tinham o conhecimento que temos a nossa disposição nos dias de hoje.

    Real pesquisa se dá quando somos abertos pra dar ouvidos às diferentes opiniões e conhecimento de diferentes perspectivas e áreas, e não a interpretações de um ou dois indivíduos.

    Paz, meu irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém minha irmã, concordo plenamente com o que disse sobre coletarmos o máximo de conhecimento possível e entendendo primeiramente onde está a verdade, chegarmos a uma conclusão oficial ou não dependendo de cada nível de informação. Mas não desconsideremos que fomos ensinados de uma forma desde a infância nas escolas e que quem mais se organizou em matéria de construir esse edifício filosófico ateísta, foram os defensores desse cosmos infundado que em sua maioria descartam Deus e criticam as Escrituras.

      Mas do outro lado, temos muito conhecimento que podemos explorar como estou fazendo aqui desde que abri meus olhos para esse particular sobre o universo. E sobre essa questão de "entendimento limitado" dos autores sagrados sobre o funcionamento do universo me seus dias, me perdoe, mas é ADULTERAR A PALAVRA DE DEUS, já que sabemos bem quem revelou a Moisés os detalhes da criação: DEUS.

      Ou estou errado? Deus não sabia que o sol e lua e estrelas se moviam? Ele fez errado o universo? Ele errou quando disse enfaticamente que a terra não se move? Ele errou quando disse ter criado um firmamento sendo sólido que sustenta águas acima dele como se encontra no original? O Deus que instruiu o povo saindo do Egito a como plantar suas hortas e costurar suas roupas ou fazer sacadas nas casas no terraço não corrigiria Josué quando falou sobre o sol e lua pararem e não a terra?

      Sem contar que teria que explicar melhor cada texto bíblico concordando com a ciência e com a realidade que observamos na medida do possível. Eu teimaria no conhecimento empírico de que água não se molda a uma esfera para começarmos no campo científico. Não encontrei até hoje quem consiga reproduzir isso de forma séria e convincente sem usar animações e desenhos. Mas fica na paz e Deus abençoe; quem assim quiser continuar crendo amém; mas ressalto que é um conhecimento ateísta e contra a Palavra de Deus.

      E encerrando; sobre os 6 mil anos, como eu disse. Quem estudou mais foi o Bispo Usher. Mas se encontrar alguém com mais conhecimento que ele em cronologia bíblica para pesarmos em balança, eu gostaria de ler tais estudos. Deus abençoe minha querida irmã. Paz de Cristo!

      Excluir
  3. Entendo sua posição defensiva, querido irmão, mas é errada assim como a postura dos ateístas. Deixe-me ilustrar uma ideia. Recentemente, com todos os problemas e desinfomações rolando pelo mundo afora, se há criado uma divisão tremenda na sociedade e as pessoas não têm mais noção de que estão lidando com pessoas de carne e osso como elas. Não têm compaixão e nem um pouco de discernimento e pensamento aberto pra tentar entender uns aos outros e a trabalharem juntos os problemas. Só se tratam como adversários e acabam achando que não têm nada em comum. Esse é um engano muiti grande.

    Meu irmão, na base da ciência moderna está o cristianismo. Houve alguns que deixatam a fé, mas não foi por conta de descobertas científicas, são todos por conta de experiências pessoais. E houve até diversos que por conta das descobertas científicas estão mudando de ideia e voltandk a acreditar em Deus, alguns passaram a duvidar se talvez não haja mesmo um ser além. Então, os livros e organizações científicas, por maid que tentam passar essa ideia de que a ciência descartou a Deus, mais comprovam que são eles, os humanos, quem estão impedindo a unificação da ciência com Deus. Muitis cientistas, e até mesmo um matemático cristão que admiro muito têm vindo a público, debatendo com cientistas ateístas e derrubando essa ideia deles.

    Te digo, meu irmão, que a interpretação bíblica feita por muitos teólogos e pais da igreja cristã dos tempos mais modernos fizeram uma tremenda má interpretação dos textos bíblicos, tirando texto fora de seu context, e até mesmo fazendo traduções dos textos originais que fossem mais brandos e não causasse tanto o povo de entender, questionar e querer saber mais, porque nem eles mesmos entenderam certas coisas. Criaram essa ideia de que a palavra de Deus é literalmente a palavra de Deus como se Deus tivesse ditado tudo pro povo. Não, como o próprio apóstolo Paulo disse "as escrituras são INSPIRADAS por Deus", isso quer dizer que foi escrita por seres humamos, de acordo com a medida de entendimento e compreensão que tinham, de acordo com a cultura da época. Tanto é que textos de cultiras semelhantes demonstram o quanto é semelhante a forma de escrita, e o uso de certas palavras, hipérbole, etc. Existem certos exagetos, e em outros textos há certos usos linguísticos que dão pra perceber que não se pode entender de forma literal. Hoje em dia, temos a oportunidade de aprender muito mais profundamente as escrituras porque temos muitas descobertas em história e arqueologia que nos mosyram como as pessoas viviam na época, etc.

    Se tiver a oportunidade, cheque os trabalhos de John Lennox, o matemático cristão que mencionei. Tem também, Stephen Meyer, Hugh Ross, Joel Kramer, Michael Heiser, Peter Gurry, Sean McDowell, entre muitos outros.

    Deus te abençoe, irmão.

    ResponderExcluir
  4. Entendo minha irmã, e reforço meu posicionamento de que não sou ateu, pode descansar quanto a isso e muito menos a vejo como adversária. Só estamos conversando.

    Sim minha irmã. Não posso generalizar que não tenha pessoas de bem tentando fazer ciência de modo a corroborar Deus e suas verdades sobre o cosmos nas Escrituras; como também não posso ignorar que haja céticos em caminho oposto tentando justificar sua crença ateísta por meio de filosofia e imaginações criativas, mas eu já fiz uma análise agressiva e só existem duas vertentes expressivas: Ciência Natural e Ciência Filosófico Ateísta. Ambas se misturam entre cristãos e ateus para justificar a fé e o ateísmo infelizmente.

    Sobre todas as questões de figuras de linguagem e Deus ter usado homens, eu sei disso minha querida irmã; porém, Deus NUNCA deixou ninguém escrever nada que pudesse deixar sombras de dúvidas nos que acessariam sua Palavra. Se não está claro na Palavra que é a terra que se move em todos os movimentos que os homens criaram de suas cabeças; mas que o sol se move claramente como percebemos até hoje; eu fico com a Palavra minha irmã. Não sei se sabe, mas os movimentos da terra, por exemplo, foram todos IMAGINADOS e não descobertos em momento algum da história. Tenho exposto isso aqui na história dos criadores desse cosmos da imaginação.

    Obrigado pelas indicações minha irmã, com certeza vou querer conhecer os trabalhos deles sim. Deus abençoe sua vida também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão,

      Sua resposta demonstra novamente que não conhece muito sobre o assunto de ciência. Cientistas não lassam seus dias imaginando coisas, como num trance religioso.

      Ciência em si demonstra a grandiosidade divina através da matemática e a capacidade divina no ser humano de descobrir todas estas coisas. Se deixar de lado as presunções e procurar saber entender melhor a história da ciência, e as descobertas feitas ao longo da história, verá que não é nada imaginário mas algo tão magnífico e complicado que só Deus poderia causar um ser tão "insignoficante" como o ser humabo de conhecer todas estas coisas.

      Além disso, os nomes que citei no comentário anterior não são simples "pessoas de bem". São cristãos genuínos que entendem que a palavra de Deus não se contradiz e que as descobertas que fazem ao examinar as escrituras corroboram com o que Deus diz e apenas esclarece o que nos parece obscuro ou que tenha sido mal interpretado.

      Estamos num tempo em que se há muitos falsos mestres, muita "fake news", desinformação, mas ao mesmo tempo se há muita gente que é comprometida com a verdade e que está descobrindo maravilhas que corroboram com a palavra de Deus.

      Excluir
  5. Minha irmã, eu não sei se achou que simplesmente aleguei da minha cabeça que eles imaginam coisas ou leu meus artigos onde estudei sobre isso e esta ignorando; mas vou considerar a primeira opção. Como acha que eles concluíram que a terra era esférica e se movia? Acha que foi com ferramentas aprimoradas e coisas do tipo? NÃO. Eu descobri que eles IMAGINARAM muitas coisas que depois inventaram uma pilha de dados vazios e hipóteses NUNCA provadas para fazer valer seus raciocínios. Não estou inventando, estou AFIRMANDO CATEGORICAMENTE com base em FATOS HISTÓRICOS. Acredite, eu sei mais de ciência que muitos que acreditam no que nem sabem como foi elaborado. Confere aí como surgiu e quando essa IMAGINAÇÃO DE TERRA BOLA:

    https://www.verdadeurgente.com.br/2021/03/pitagoras-o-mago-criador-do-planeta.html

    Sobre ciência, é preciso antes a irmã entender do que estou falando com BASE E FUNDAMENTAÇÃO e parar de achar que estou sendo presunçoso. Tanto sei que Deus nos agraciou com sabedoria e conhecimentos nessa vida e no mundo que criou, como também CONHEÇO AS ADULTERAÇÕES PSEUDOCIENTÍFICAS que homens sem Deus introduziram no meio científico e mesmo os crentes abraçaram em sua inocência e fé demasiada em homens:

    https://www.verdadeurgente.com.br/2018/01/terra-plana-duas-historias-dois-destinos.html

    Com certeza não estou desmerecendo vida cristã de nenhum cientista cristão minha irmã, mas questionar o que nos é empurrado goela abaixo, isso é natural e preciso. Ainda mais se apresenta falhas, contradições e vácuos tamanhos como algumas hipóteses malucas que hoje CONHEÇO. Não endeuso homens por que dizem: "Estudos revelam... A ciência descobriu..." ou coisa assim que tente validar besteiras. Aceito verdades que se alinham com a Palavra de Deus, o resto é besteirol e delírio ateísta. Então, concordo que as maravilhas reais podem ainda ser descobertas, mas tem muito BESTEIROL misturado e esse é meu papel como um bom defensor da verdade. Examinar, me aprofundar o quanto possa e expor sem rodeios como faço aqui.

    Mas enfim, para poder entender melhor, teria que ler tudo que escrevi aqui com fontes e dados e muitos questionamentos e só depois entender bem qual meu posicionamento. Sou a favor da ciência que Deus nos outorgou, mas condeno as contaminações ateístas e fúteis no meio dos ramos científicos. E pra finalizar por exemplo: NÃO, A TERRA NUNCA FOI UMA ESFERA.









    ResponderExcluir
  6. Meu irmão, eu não sei de onde tenha aprendido essas ideias de que a terra é plana e que cientistas simplesmente imaginam ciência. Apesar de concordar que o ateísmo que se enraizou na ciência seja um mal muito grande e um erro muito grande, a ciência no Ocidente se deu devido aos cristãos que desenvolveram seus trabalhos, suas curiosidades, baseando-se no fato de que Deus criou tudo e que nos capacitou para descobrir.

    Mas temo que tenha-se deixado enganar por gente que quem sabe por inocência yenga lecamtado tal ideia de terraplanismo. O interessante é que hoje mesmo eu vi um vídeo muito vem feito aonde se põe à prova tal ideia de terraplanismo e como essa ideia não é sustentável. A verdade está livre para ser descoberta, mas precisamos ter cuidado pra não nos deixarmos ser lecados a ideias que nos distanciam da verdade. E isso pode acontecer com ateísta ou com não-ateísta. Todos podemos cair no erro, seja lá qual for.

    Eu não endeuso ninguém, e analiso vem as coisas antes de chegar a qualquer conclusão. Terraplanismo é insustentável para a vida. E essa é só uma das objeções à essa ideia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz meu querido irmão! Retirei tais informações de observação pessoal, informações de quem a anos está estudando sobre, pesquisando pessoalmente tanto os fundamentos da pseudociência, quanto do mundo real. Análise teológica livre da ciência filosófica ateísta e por fim, todas as mentiras e estratégias de todos os envolvidos nos recursos visuais e cinematográficos para tentar corroborar essa imaginação que teve seu início na cabeça dos filósofos gregos que os reformadores alertaram sobre isso como esclarecido neste artigo. Mas recomendo que leia todas as informações aqui para entender de onde tirei:

      https://www.verdadeurgente.com.br/search/label/Astronomia

      Abraço e depois abençoe sua vida. Já acredite nessa cosmologia que nega a própria existência de Deus, mas não tenho mais condições natural, científica ou teológica para imaginar que vivo colado numa esfera com 14 movimentos por um espaço infinito (ou não).

      Excluir
  7. Meu querido irmão, você faz ideia da injustiça que está fazendo contra si próprio e ao público que venha a acessar sua página procurando conhecer verdade? Sua descrição de John Louis Emil Dreyer não é descritiva de forma alguma. Tá mais pra fake news. A história é sobre um HISTORIADOR da astronomia. Não há nenhuma descoberta atribuída a ele porque ele estava trabalhando na história da astronomia e descobertas já feitas. Você conhece a história da astronomia?
    O ser humano sempre teve uma curiosidade sobre o cosmos. E como muitas culturas no passado viviam sob uma religião ou outra e muitas cezes supersticiosas, então procuravam fazer sentido ao que observavam desta forma. Na Bíblia, os israelitas conheciam o cosmo como sendo criado por Deus e assim admirava o cosmos e dava glórias a Deus. Na Europa, foi o cristianismo que deu vida à astronomia moderna, não foi o ateísmo que hoje vendem como sendo a visão que prevalece e que mais se alinha com a ciência. Isso é mentira, o casamento das ciências com a visão de mundo ateísta. Simplesmente uma população científica que tem como visão de mundo o ateísmo acredita nisso. Muitos cientistas têm sua própria visão de mundo, seja cristã, agnóstica, hindu, etc. A astronomia é uma ciência que assim como todas outras ciências simplesmente informa o que se é observável. Se você apontar um telescópio para o céu, poderá ver por si mesmo que a lua é cheia de crateras, e às vezes mesmo sem um telescópio da pra perceber isso. Sem falar que com o mesmo telescópio pode ver e observar todas as outras maravilhas do cosmo.
    De acordo com a sua ideia de que cientistas simplesmente "imaginam" ciência, então o mesmo computador que usar para falar estas besteiras (nada contra vc, somente estas ideias) é imaginário. Computadores imaginários, microondas imaginários... Meu querido, de acordo com suas interpretações, você precisa se internar porque nada é real,de acordo com o que diz.

    Outra coisa, tudo que diz é opinião própria e não baseado em fatos e pesqyisas, não há análise nenhuma somente superficial opiniões muito parecidas com o tipo que a gente encontra em círculos de fofoca. Novamente, quero repetir que não tenho nada contra você, mas que vejo pelo que diz, como diz, e o que propõe, como algo nada científico nem ao menos honesto, apesar de acreditar que você está sendo sincero em seus esforços. Você precisa aprender a pensar e a estudar como um acadêmico.
    Espero que possa entender o que disse.
    Que Deus te abençoe e ilumine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi sua análise superficial sobre tudo que pesquisei e resumidamente expus aqui minha irmã e também compreendi que não tem nada contra mim. Fique em paz quanto a isso. Estamos apenas conversando.

      Resumidamente, não conseguiu entender que minha análise, conclusões e críticas estão baseadas nos próprios textos disponíveis para todos e acessíveis conforme as fontes que sempre deixo ao final de cada artigo para quem queira ler por completas as informações.

      O meu foco no tocante a desmentir e mostrar as contradições é sobre:

      1. A terra ter surgido do nada.
      2. Ter evoluído de uma explosão nessa esfera.
      3. Ser esférica sem nenhuma evidência observável (excetuando recursos artísticos)
      4. A evolução mentirosa que supostamente aconteceu nessa esfera.
      5. Viagens e exploração espacial lucrativa e mentirosas (excetuando recursos artísticos)

      Enfim, apenas um resumo. Mas teria que realmente ler tudo que pesquisei, organizei e coloquei aqui nessa lista. Não tem como ficar reescrevendo tudo aqui que é inviável para mim. Mas enfim, Deus abençoe e se quiser, tudo está aqui na TAG ASTRONOMIA e sempre tem fontes no final de cada artigo. Paz seja contigo e não, não me sinto envergonhado, lesando ninguém ou propagando engano algum. Orei e pesquisei. Simples assim. Só estudar as próprias "verdades" deles e encontrará os delírios, imaginações e criatividade sem evidências que criaram ao longo da história. Paz seja contigo!

      Excluir
  8. 1. Amém minha irmã. É direito seu não concordar com qualquer coisa, mesmo as evidentes.
    2. E sim, tenho pesquisado o suficiente além das próprias críticas feitas em qualquer espaço.
    3. Teria que desmentir ou descredibilizar todas as fontes, incluindo cientista e as Escrituras para alegar que minhas fontes não são confiáveis minha irmã.
    4. Se ainda não leu sobre como cristãos enganados e levados por essas heresias pseudocientíficas apenas replicaram ou criaram explicações superficiais para fenômenos e eventos que NINGUÉM pode conferir, recomendo que leia sobre nas fontes deles mesmo.
    5. Se não precisa muito para "desprovar" o que eu posto, sinta-se a vontade em tentar.
    6. Disseste bem "não é difícil IMAGINAR" um planeta vindo do NADA em um universo que também veio do NADA. Imaginar é o problema para mim. Qualquer um imagina.
    7. Lembrando que NADA bíblico é uma coisa e NADA sem Deus é ateísmo. Devo recordar a irmã que as águas já existiam e em nenhum momento é relatado a criação da mesma. As águas vieram do NADA minha irmã? Ou apoia que veio de vapores de resfriamento da terra deformada pela explosão do Big Bang? Eis aí um grande conflito nesse ponto entre a narrativa imaginária e a revelação bíblica.
    8. Novamente, o Big Bang NÃO FAVORECE ESCRITURAS EM SUA RAIZ! Eles alegam que isso surgiu de uma reação impossível sem causa, apenas com efeito. Os cristãos que tentam encaixar as Escrituras nessa balela mental.
    9. Me perdoe discordar, mas nem comprando todos os telescópios do mundo e da história eu conseguiria constatar que a terra é esférica como a suposta esfericidade dos dos planetas. Como se observa a redondeza da terra com um telescópio irmã?
    10. "Questão de observação e não imaginação". Os filósofos e pensadores que inventaram tudo isso que deveriam ter isso em mente minha irmã. Porque abusaram demais da imaginação! O formato da terra foi tristemente IMAGINADO! Fonte: Eles mesmos.
    11. Não irmã, estou expondo e jogando na cara dos fãs dessas anomalias mentais o quanto eles IMAGINARAM e DELIRARAM acerca de coisas que NENHUM CRENTE na modernidade pode medir, aferir ou conferir, com o formato da terra, gravidade, vida em outros planetas, etc. Eu imaginando??
    12. Ilusório é abraçar uma crença ateísta desde a infância, acreditar cegamente nisso pela incapacidade de questionar e correr atrás das informações minha irmã. Desculpe a franqueza.
    13. Pesquisadores que se lasquem! Quem for honesto que seja reconhecido e quem for delirante, malandro, ateísta e pervertido em suas imaginações deve ser exposto e rechaçado. Independente do grau de reconhecimento. Tem muitos JUMENTOS com bacharelado minha irmã e CARPINTEIROS com sabedoria divina!
    14. Em verdade te digo que nunca vi tanta gente mais iludida, preguiçosa, crente cega, doutrinada e levada por "pesquisadores descobriram", "cientistas disseram", etc como no tempo de hoje. Emburreceram nossas gerações e ainda os limitaram a pensar e questionar como se o conhecimento estivesse no poder de alguns pobres coitados tidos como ilustres.
    15. "Se desenvolver no pensamento" se refere a doutrinar pelas escolas como fizeram comigo? Tudo referente a esse sistema caótico filosófico ateísta que destrói inteligências foi enfiado na nossa cabeça minha irmã. Ou aprendeu isso sozinha? Seguiu outros correto? Duvide um pouco apenas usando seus instintos naturais contraditórios a essas falácias e mergulhe no mundo dos que despertaram!

    Amém e que Deus também te ilumine como tem feito a mim em oração, santo temor e zelo pela Palavra de Deus pesquisando, colocando a prova tudo possível e conferindo conforme as verdades sólidas de Deus na Sua Palavra e nas ciências observáveis, práticas e aferíveis. Saudações em Cristo.

    ResponderExcluir
  9. Olá, novamente, meu irmão.

    Eu estou surpreendida com sua falta de conhecimento e de sabedoria, meu irmão. Sinceramente, é de causar um grande pesar. Em círculos acadêmicos, seus comentários seriam e são motivos de chacota. Mas não para mim. Você está seriamente enganado nas suas interpretações e julgamentos. Seja lá de onde é que veio.

    As evidências, que já apresentei até, você não está nem levando em consideração. O que você acha ser evidência não passa mais do que conspiração. Tudo é química, matemática, física. Estas são ciências exatas, e somos capazes de compreender porque Deus nos capacitou. Quer acreditamos nEle ou não. E somente através destas matérias científicas, e de observações usando microscópios e telescópios é que podemos entender o mundo e o universo ao nosso redor.

    Parte do seu discurso tem verdades, mas estão misturadas com coisas que não são verdadeiras, não são fatos. Como por exemplo o fato de que a teoria do big bang explica bem a criação do universo, e que veio a existir do nada. Ora, se o nada material da qual o universo veio a existir é Deus, aí entra a questão de visões de mundo, de interpretação religiosa. Nós acreditamos que foi Deus quem criou. E a não ser que você cria num Deus material, e não espiritual (ou além do espiritual), aí então você não vai entender mesmo como a teoria do big bang pode realmente a demonstrar que Deus criou o mundo. E pra você ter uma ideia de como é verdade que esta teoria é capaz de demonstrar que Deus quem criou o universo. Não somente temeram cientistas ateístas do passado de que isto viria a se tornar um fato, como hoje em dia há cientistas ateus que vieram a propor novas teorias como a de que o universo é infinito e não houve um início, desta forma acreditando que esta teoria possa descartar a Deus. Ou mesmo a teoria de multiversos.

    Eu sinto muito se foi martelado na sua cabeça a ideia de que o big bang descarta a Deus. Eu felizmente não passei por isso, pois não tive uma educação convencional. Aprendi muito com livros, e o quando estudei na escola o que aprendi de física e química, e biologia também, e mesmo de matemática não havia nada sobre o descarte a Deus, mas não foi muito que aprendi na escola convencional. E no interim em que estive na escola, eu vim a aprender a pensar de forma crítica e analítica, e não a engolir o que me dizem. Quando voltei a estudar, eu vim a aprender a pensar, a analisar, a pesqyisar por informações honestas e objetivas, e muito mais. Nunca criei admiração cega por gente de status, dinheiro ou educação. Sempre questionei tudo.

    Você acha que as ideias que tem são verdade, mas não são. E já foram desmentidas de diversas maneiras. Já demonstraram a inviabilidade de um planeta não esférico. Já comentei como a ciência moderna não nasceu do ateísmo mas sim do cristianismo. Fora isso, tem acadêmicos que estudam o hebraico, suas origens, épocas e costumes do passado, e que apontam que na verdade o que na Bíblia diz não é que Deus criou tudo em apenas 6 dias, que muitas passagens são cobertas de hipérbole (exageros). E além do mais, há palavras que foram traduzidas da melhor forma em que os tradutores podiam, e que desta forma não representam exatamente o que o texto original diz. Estas coisas não invalidam a Bíblia, mas ajudam a entender melhor, e ainda mais, a entender passagens que não conseguimos entender, como por exemplo o fato de que em Salmo 82 se menciona uma assembleia de deuses e Deus pergunta até quando vão atormentar o povo, absolvendo os ímpios e tudo o mais de errado. Talvez no Brasil ainda não tenha chegado toda informação que temos hoje em dia para poder defender a fé corretamente, mas antes ficar na dúvida do que abraçar ideias que não fazem sentido.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem